O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Novas regras de sandboxing na Mac App Store não são unanimidade entre desenvolvedores

Ícone do Lion - Mac App Store

A partir de março, todos os aplicativos disponíveis na Mac App Store terão que rodar em modo sandboxing, o que garantirá uma maior segurança, já que a medida evita que um aplicativo faça qualquer coisa que seja desnecessária ao seu uso, limitando o acesso a conteúdos externos. Um exemplo simples: um editor de textos não precisa ter acesso à Agenda do Mac OS X, e o sandboxing evita exatamente isso. Caso o seu Mac (ou o editor de textos, no caso) seja infectado por um vírus, com o sandboxing em funcionamento o aplicativo não teria como roubar os dados do Address Book.

Publicidade

Mac App Store e sandboxing

Tal medida parece funcionar muito bem no iOS, mas alguns desenvolvedores estão com o pé atrás a respeito da obrigatoriedade do recurso na plataforma desktop — para aplicativos distribuídos pela Mac App Store. Um deles é Mark Munz, da unmarked software, que terá que remover algumas funcionalidades de integração do TextSoap. Para contornar a situação, Munz está trabalhando em um aplicativo “Helper”, que poderá ser baixado separadamente, devolvendo as funções ao software.

Já Kent Sutherland, cofundador da Flexibits, criadora do aplicativo Fantastical — já destacado por nós aqui algumas vezes —, disse que seu software também poderá perder algumas funcionalidades como a sincronização e importação com/de outros apps. A obrigatoriedade poderá colocar em risco o futuro de alguns aplicativos.

Publicidade

Faltam poucas semanas para que a regra entre em vigor, enquanto isso a Apple continua trabalhando junto a desenvolvedores para melhorar a segurança utilizando os novos requerimentos de sandboxing. Apesar de a maioria dos apps não precisar mudar absolutamente nada para se enquadrar nos novos termos, outros precisarão tentar convencer a Apple de que o recurso é imprescindível para o app. Ainda assim, muitos deles estão relatando que ainda encontram falhas nos procedimentos do recurso, o que pode alterar mais uma vez a data de exigência do sandboxing — ela já foi postergada de novembro passado para março.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Logo Smartdata

Smartdata parece ser mais uma patent troll que quer uma fatia do faturamento da Apple

Próximo Artigo
iPad visto de frente e de baixo

↪ Dica: Saraiva.com.br vende iPad Wi-Fi de 32GB, de primeira geração, por R$949 [atualizado: ESGOTADO]

Posts Relacionados