O melhor pedaço da Maçã.
MobileSyrup
Google Play e App Store

Órgão antitruste da Austrália quer “abrir” lojas de aplicativos

Em um novo parecer sobre um inquérito em torno do mercado de aplicativos, o presidente da Comissão Australiana da Concorrência e do Consumidor (Australian Competition and Consumer Commission, ou ACCC), Rod Sims, disse que “novas regras e regulamentos podem ser necessários para retificar as preocupações sobre o domínio da Apple e do Google nos mercados de aplicativos”.

Publicidade

Sims reconhece que as lojas de apps “fornecem benefícios sociais e econômicos significativos para consumidores e empresas”. No entanto, ele ressalta que esse mercado “vê apenas um ou dois grandes fornecedores”, em referência à App Store e ao Google Play.

Ele também apontou que a ACCC está acompanhando os esforços internacionais para investigar as práticas das lojas de aplicativos da Apple e do Google, bem como outros setores dos respectivos negócios das gigantes — citando, por exemplo, a investigação da Comissão Europeia sobre o Apple Pay e o imbróglio entre a Maçã e a Epic Games.

Em todo o mundo, há um reconhecimento crescente entre as autoridades relevantes de que as estruturas regulatórias existentes e as leis de fusões não suportaram bem os desafios impostos pelos mercados digitais. Isso levou a um crescente reconhecimento da necessidade de regulamentar as plataformas digitais para prevenir a conduta anticompetitiva ou prejudicial antes que ela surja.

Em resposta às alegações de Sims, o Google disse que, apesar de fornecer uma plataforma segura por meio da sua loja de aplicativos, a natureza de código aberto do Android permite que desenvolvedores distribuam seus apps em plataformas alternativas ao Google Play.

Publicidade

Como sabemos, a Apple não permite a instalação de aplicativos fora da App Store (uma prática chamada sideloading) pois isso poderia impactar a segurança de dispositivos, de acordo com ela.

via The Guardian

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

McClockface oferece widgets de relógio em vários estilos

Próx. Post

Coalizão quer que Apple aborte recursos contra abuso infantil

Posts Relacionados