O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google ignora configurações de privacidade do Safari para coletar dados de usuários

Logo do Google

Mais um pra série “Don’t be evil”: Jonathan Mayer, pesquisador de Stanford, descobriu recentemente que o Google tem ignorado as configurações de privacidade de usuários do Safari — tanto em Macs quanto em iGadgets — a fim de continuar coletando dados de navegação sem o seu consentimento.

Publicidade

Logo do Google

Para realizar a façanha, o Google teria utilizado um bloco de código especial que já teria sido desativado após a publicação de uma reportagem sobre o assunto, no Wall Street Journal. Ele consistia em instalar um cookie especial no Safari do OS X ou em sua versão mobile para iOS, dando-lhe acesso a dados para oferecer propagandas mais direcionadas para usuários e para promover a rede social Google+.

Em um comunicado enviado ao WSJ, um representante do Google explicou que tal cookie serviria para proporcionar uma melhor experiência para usuários logados em serviços da companhia — porém, se fosse esse mesmo o caso, não faria sentido eles desabilitarem a coisa após essa descoberta. A Microsoft não perdeu a oportunidade de dar uma cutucada em suas concorrentes, promovendo o sistema de proteção de dados do Internet Explorer 9.

Um porta-voz da Apple disse que a firma de Cupertino está trabalhando para evitar esse tipo de trapaça, em prol dos seus usuários. Falando sobre o assunto, a Electronic Frontier Foundation (EFF) clama por mais respeito pelo sistema “Do Not Track”, criado pela Mozilla e já adotado pela Apple.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Contatos - OS X Mountain Lion

OS X Mountain Lion trará sucintas, porém boas mudanças nos apps Contatos e Calendário

Próximo Artigo
Ícone - Messages

Messages será exclusivo do OS X Mountain Lion; arquivos indicam que app já está preparado para telas Retina

Posts Relacionados