A exemplo do que faz todos os anos, a Apple atualizou hoje sua página Apple and the Environment com dados atualizados acerca de seus esforços em prol do meio ambiente. Por ora, a página correspondente em português — Apple e o Meio Ambiente — continua com números de 2010.
A Apple relata seu impacto ambiental detalhadamente. Nós fazemos isso focando-nos em nossos produtos: o que acontece quando os desenhamos, o que acontece quando os fabricamos e o que acontece quando você os leva para casa e os utiliza.
A página principal agora separa os avanços da Apple em pegada de carbono geral, manufatura, transporte, uso de produtos, reciclagem e instalações.
Falando especificamente deste último, uma seção chamada Environmental Progress traz uma cronologia completa — desde 1990 — do que a Apple tem feito para melhorar seu comportamento em prol do meio ambiente, citando como exemplo a construção do novo e gigantesco data center localizado em Maiden, na Carolina do Norte (Estados Unidos).
A Apple conquistou uma certificação “LEED Platinum” do U.S. Green Building Council, algo inédito para uma infraestrutura do tamanho da que a Maçã construiu. Ela explica que seu maior objetivo é fazê-lo funcionar o máximo possível com energia renovável, e para isso está investindo na maior cadeia de placas solares e na mais larga instalação de células a combustível não-utilitárias dos EUA.
Em seu relatório, a Apple também destaca que reduziu bastante o impacto ambiental através de consumo digital de conteúdos — substituindo CDs, DVDs e DVD-ROMs pelas lojas iTunes Store, App Store, iBookstore — sem falar na Banca (Newsstand) e no iCloud.
[via CNET]