O melhor pedaço da Maçã.
Atualização para o iOS 10

Apple disponibiliza o iOS 10 para todos os usuários; confira as novidades e saiba como instalar [atualizado 2x]

Senhoras e senhores, está na hora! Depois de meses de espera, a Apple finalmente acaba de liberar a versão final do iOS 10 (na verdade já é a 10.0.1, compilação 14A403 — a mesma da Golden Master) para todos os usuários de iPads, iPhones e iPods touch compatíveis.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=PERPpFWHnDM

Vocês certamente já devem estar carecas de saber as novidades do novo iOS, mas não custa recapitularmos algumas das mais importantes como: nova Tela de Bloqueio com notificações ricas, Central de Controle remodelada, suporte a novos widgets na Central de Notificações, uma nova geração da Siri com suporte a aplicações de terceiros, novo teclado QuickType com inteligência artificial, Apple Music e Apple Maps atualizados, o novo aplicativo Casa (Home) para automação doméstica e uma completa remodelação do iMessage (com direito a uma App Store dentro do mensageiro). Quer mais? Confira tudo o que já falamos sobre o novo sistema operacional móvel da Apple aqui.

Dispositivos compatíveis

Este é um ponto importante a ser lembrado, até porque, na transição do iOS 8 para o iOS 9, nenhuma versão de dispositivo deixou de ter suporte. Agora, as coisas mudaram: os donos de iPhones 4s, iPads 2 e de terceira geração, iPads mini de primeira geração e iPods touch de quinta geração ficaram de fora do mais novo sistema.

iOS 10 num iPad e num iPhone

A lista de dispositivos suportados pelo iOS 10, então, ficou assim:

  • iPad Pro de 12,9 polegadas
  • iPad Pro de 9,7 polegadas
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • iPad de quarta geração
  • iPad mini 4
  • iPad mini 3
  • iPad mini 2
  • iPhone 7 e 7 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 6s e 6s Plus
  • iPhone 6 e 6 Plus
  • iPhone 5s
  • iPhone 5c
  • iPhone 5
  • iPod touch de sexta geração

Precauções antes da instalação

O processo de instalação das novas versões do iOS vai ficando mais simples ano a ano, mas ainda assim vale a recomendação: faça um backup completo do seu aparelho antes do update para garantir que, na mínima chance de algo dar errado, todas as suas informações estejam sãs e salvas.

Publicidade

Para fazer o backup via iCloud pelo próprio iPad/iPhone/iPod touch, vá em Ajustes » iCloud » Backup, ative a opção “Backup do iCloud” e toque no botão “Efetuar Backup Agora”. Se você prefere fazer backup no seu próprio computador em vez de salvar tudo na nuvem, conecte o seu gadget ao Mac/PC pelo cabo USB do aparelho e abra o iTunes. Nele, clique no ícone do aparelho, escolha a opção “Resumo” e clique em “Fazer Backup Agora”.

Publicidade

Feito isto, podemos seguir para a parte interessante: instalar a bendita atualização!

Instalando o iOS 10

iOS 10 em vários iPhones

Como de costume, você pode atualizar seus aparelhos de três formas diferentes: no próprio dispositivo (OTA; over-the-air), pelo iTunes ou manualmente. É normal os servidores da Apple ficarem sobrecarregados de início, então se você puder esperar até à noite (ou amanhã), melhor.

Publicidade

OTA

A forma mais simples de atualizar o seu iDevice é pelo próprio aparelho. Para isso, vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software; o update para o iOS 10 deverá estar listado lá. Basta seguir as instruções e em alguns minutos todo o processo será concluído.

É bom lembrar que, caso você não tenha espaço suficiente disponível no aparelho, o próprio sistema se encarregará de apagar alguns aplicativos para que possa baixar os arquivos relativos à atualização — após o fim do processo, estes apps serão devidamente reinstalados com todas as suas informações.

ITUNES

Se você ainda guarda algum resquício de afeição pelo iTunes, pode realizar a atualização do seu aparelho também por ele. Basta conectar o dispositivo ao Mac/PC e abrir o software que, muito provavelmente, o aviso da disponibilidade do iOS 10 aparecerá imediatamente. Caso isso não aconteça, você deve ir em “Resumo”, dentro da página do dispositivo, e clicar no botão “Buscar Atualizações”.

Em seguida, basta seguir as instruções na tela do computador e aguardar que o processo seja completado.

MANUALMENTE

O terceiro método, o menos utilizado, envolve baixar à força a atualização do sistema para o seu dispositivo e aplicar o update pelo iTunes. Ele pode ser uma boa opção caso você tenha vários dispositivos iguais em casa — neste caso, o download de apenas um arquivo servirá para atualizar todos, o que será uma bênção nos primeiros dias de servidores lotados e lentos.

Para realizar o processo, basta baixar o pacote de atualização referente ao seu dispositivo pelos links que colocaremos abaixo, numa atualização deste artigo. Depois, conecte o aparelho ao Mac/PC, abra o iTunes, vá em “Resumo” e clique no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla Option.

Na janela que se abrirá, navegue até o arquivo que foi baixado e o selecione. Em seguida, siga as instruções na tela, aguarde alguns minutos e aproveite as novidades.

Atualização, por Eduardo Marques · 13/09/2016 às 14:21

Eis os links para o download manual:

Atualização II, por Rafael Fischmann · 13/09/2016 às 17:18

Aos interessados, aqui está o artigo de suporte com as correções de segurança do iOS 10.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iTunes 12.5.1 é liberado com novo visual do Apple Music e suporte ao iOS 10 e ao macOS Sierra [atualizado]

Próx. Post

Saiu o watchOS 3! Recapitule as novidades e saiba como instalá-lo no seu Apple Watch [atualizado]

Posts Relacionados