O ano é 2012. O Windows ainda é muito forte, mas a Apple tem grande participação em market share de navegação na web — principal e profundamente entre pessoas de maior poder aquisitivo. Browsers são multiplataforma, com exceção apenas do Internet Explorer. Ainda assim, algumas empresas ousam a se fechar para fora do mundo Microsoft.
Já faz *muito* tempo desde que fizemos um último levantamento sobre compatibilidade de bancos com Macs, até porque desde então as coisas, no geral, têm ocorrido de forma bem bacana. Atualmente, é difícil achar um sistema de internet banking incompatível pelo menos com Safari, Chrome ou Firefox no OS X.
Todavia, de uns dez dias pra cá dois fortes bancos nacionais deram alguns passos atrás nesse quesito.
O primeiro foi o Banco Santander, no seu acesso empresarial:
Logo depois pintou o Banco Itaú, inicialmente barrando o acesso para qualquer correntista mas depois corrigindo a questão para pessoa física:
No caso do Santander, é necessária agora a instalação de um “Módulo de Segurança” claramente compatível apenas com Internet Explorer ou Firefox no Windows. Em outras palavras, para eles quem usa Chrome ou qualquer navegador no Mac OS X tem que se virar para arrumar uma forma de acessar o internet banking.
Já no Itaú usuários até conseguem acessar as suas contas, mas estão sendo obrigados a instalar um applet Java chamado “Guardião” — mais um supostamente com limitações técnicas para usuários de Mac — para realizar pagamentos e outras ações.
Sinceramente, é inaceitável que instituições financeiras como essas não direcionem esforços para deixar seus sistemas sempre 100% funcionais pelo menos nas principais plataformas e navegadores — e isso inclui usuários de Linux também, bem como do browser Opera, que tem uma participação pequena porém válida. Se formos falar de segurança, o que devia ser barrado, no final das contas, tinha que ser mesmo a dupla Windows+IE (faria muito mais sentido).
O MacMagazine entrou em contato com as assessorias de imprensa de ambos os bancos e ainda aguarda pronunciamentos oficiais. Enquanto isso, façam a parte de vocês e reclamem — por email, por telefone, na ouvidoria e até em sites como o famoso Reclame Aqui. Isso não pode ficar assim.
[obrigado a todos que colaboraram com esta matéria!]
Atualização
O Banco Itaú se pronunciou sobre a questão.