Veja que interessante, este estudo da Canalys, que consistiu em analisar o preço médio dos 100 aplicativos do ranking de apps pagos tanto da App Store quanto do Android Market.
![]() |
![]() |
Na pesquisa, a App Store ficou com um preço médio de US$1,47, enquanto o Android Market ficou em US$3,74. Dos 100 aplicativos da App Store, 82 custam US$1 — na loja do Google o número cai para 22.
Dois fatores contribuem para a disparidade: 1. o ambiente mais controlado e maduro da loja da Apple, contando inclusive com In App Purchases; 2. apps pagos não fazem sucesso no Android Market, então o jeito é cobrar um pouco mais caro para tentar atingir ponto de equilíbrio (break even) com menos compras.
Um claro exemplo disso é o jogo MONOPOLY, da Electronic Arts. Na App Store, a versão para iPhones/iPods touch custa apenas US$1 [31,1MB; requer o iOS 3.0 ou superior]; já no Android Market, ele sai por US$5.
Entender essa dinâmica do mercado — assim como quando/como oferecer descontos — é um dos grandes desafios para quem é ou quer se tornar um desenvolvedor mobile.
[via Fortune Tech]