O melhor pedaço da Maçã.

O que é e como usar o Modo Retrato [iPhone e iPad]

Uma das principais novidades do iPhone 7 Plus, lançado em 2016, foi a presença de uma segunda câmera que, entre outras coisas, poderia ser usada para um novo recurso: o Modo Retrato (Portrait Mode).

Publicidade

Essas fotos são conhecidas por seu efeito de fundo desfocado (chamado bokeh), deixando em destaque o objeto ou pessoa em primeiro plano. Essa função é muito usada no mundo da fotografia e, com a chegada desse recurso ao iPhone, ela ficou ainda mais popular!

Compatibilidade

O Modo Retrato está disponível nos seguintes iPhones:

  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XR
  • iPhones XS e XS Max
  • iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max
  • iPhone SE (2ª geração)
  • iPhones 12 mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max

Em alguns casos, como no iPhone XR e no iPhone SE (2ª geração), o modo está restrito a apenas rostos (e não animais/objetos), já que esses dispositivos contam com apenas uma câmera — o que dificulta a composição da imagem.

Usando o Modo Retrato

Para usar o Modo Retrato, abra a o aplicativo nativo Câmera e deslize o dedo até encontrar “Retrato”. Algumas dicas para tirar a foto aparecerão na tela, como se aproximar ou se afastar do objeto.

Publicidade

Em iPhones 8 Plus, X ou posteriores, você ainda pode escolher alguns efeitos de iluminação nas fotos em Modo Retrato. São eles:

  • Luz Natural
  • Luz de Estúdio (clareia os traços faciais)
  • Luz de Contorno (iluminação direcional mais dramática)
  • Luz de Palco (isola o objeto sob a luz de um holofote)
  • Luz de Palco Mono (luz de palco em preto e branco clássico)
  • Luz de Palco Brilhante Mono (escalas de cinza contra um plano de fundo preto e branco)

No iPhone XR, os modos Luz de Palco, Luz de Palco Mono e Luz Brilhante Mono podem ser usados apenas na câmera frontal.

Selfies no Modo Retrato

Com um iPhone X ou posterior, você pode tirar selfies usando o Modo Retrato. Basta abrir o app Câmera, deslizar para o modo Retrato e tocar no botão circular com setas para trocar a câmera (para a frontal).

Vale notar que, além do botão digital na tela, você pode usar os botões de volume para capturar a imagem.

Vale notar que o Modo Retrato também está disponível na câmera frontal de iPads Pro de 11 e de 12,9 polegadas (3ª geração ou mais recentes).

Ajustando o Controle de Profundidade e a Iluminação de Retrato

O bacana é que você pode tanto aplicar o efeito de iluminação na hora, pela círculo deslizante, como também posteriormente, no aplicativo Fotos. Para isso, abra a foto, toque em “Editar” e em “Iluminação de Retrato” para ajustar essa opção. Um controle deslizante será exibido sob a foto.

Se tiver um iPhone XS, XS Max, XR ou posterior, ainda é possível ajustar o nível de desfoque da foto tirada em modo Retrato. Para controlar a intensidade na hora de tirar o retrato, toque em “ƒ”, no canto superior direito.

Publicidade

Use, então, o controle deslizante acima do botão de obturador para controlar. Também é possível fazer esse ajuste depois de tirá-las, no aplicativo Fotos.

Caso tenha um iPhone 12, 12 mini, 12 Pro ou 12 Pro Max, o Modo Noite é ativado de forma automática em situações com pouca luminosidade na câmera angular dos aparelhos durante o Modo Retrato.

Removendo o efeito do Modo Retrato

Para remover o efeito, selecione a foto que você quer alterar e toque em “Editar”. Toque em Retrato, na parte superior da tela, e em “OK”.

Publicidade

Se mudar de ideia e quiser adicionar novamente o efeito de Modo Retrato, volte na tela “Editar” e toque em “Retrato” novamente.


Aproveite o Modo Retrato do seu iPhone! 😊

iPhone 12 Pro
Comprar iPhone 12 de Apple Preço à vista: a partir de R$5.129,10
Preço parcelado: a partir de R$5.699,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, verde, branco, preto ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 64GB, 128GB ou 256GB
iPhone 11iPhone XR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: The Last Rock Curling, Ambliopia, Sol e mais!

Próx. Post

O que significa a opção “Pedir ao App para Não Rastrear” [iPhone e iPad]

Posts Relacionados