O melhor pedaço da Maçã.

Lineform: intuitivo programa ilustrador para o Mac OS X

LineformAtualmente, não há um programa de ilustrações gráficas vetoriais mais popular entre designers do que o Illustrator, da Adobe.

Publicidade

No mercado há anos, nem mesmo programas concorrentes mais fáceis de usar conseguiram tirá-lo do centro das atenções. Mas há vários outros que chamam a atenção não só por serem mais fáceis de usar, mas também por terem recursos interessantes. E o Lineform, que eu falarei neste artigo, é um deles.

Lineform 1.5

Lineform 1.5

Desenvolvido pela Freeverse, ele está atualmente na versão 1.5 e já foi ganhador de um Apple Design Award em 2006. Seu maior destaque é o seu ambiente de trabalho simplificado, que garante facilidade de uso desde iniciantes até mesmo usuários mais avançados na área de desenho. Inicialmente, a janela do Lineform exibe apenas a área de desenho e uma caixa com apenas 10 ferramentas na parte superior, mas que já garantem boa parte da produtividade ao usuário.

Barra de Ferramentas do Lineform

Barra de Ferramentas do Lineform

Mas a produtividade não vai se resumir apenas à caixinha com as ferramentas de desenho, certo? Por isso, o Lineform utiliza o conceito de Inspectors, os mesmos utilizados nos programas da Apple — ao invés dos tradicionais Panels do Illustrator.

Os Inspectors podem arrastados e mudados para qualquer posição, e oferecem uma enorme variedade de controles no quer que se esteja trabalhando, como preenchimentos de formas, bordas, suporte a camadas, filtros e efeitos (para imagens, inclusive). Ele ainda possui um Media Browser integrado tanto ao Finder quanto às bibliotecas do iPhoto ou mesmo do Aperture.

Painéis no Lineform

Painéis no Lineform

Uma coisa importante nos programas de ilustração é, obviamente, o desenho a mão livre e a geração de curvas bézier. Essa é uma razão que me fez estacionar no Illustrator. Quando eu usava o CorelDRAW para produzir ilustrações, a interferência do alinhamento das réguas laterais com essas ferramentas era um inferno. Algumas vezes eu queria mover uma curva só um pouquinho e, ao mexer suavemente o mouse, ele já mandava a curva 2cm além do que eu queria, como se o programa fosse feito para pessoas de mão pesada (ignorantes 😀 ). No Illustrator, é tudo mais suave e no Lineform não é diferente. As curvas saem tão precisas e suaves que é difícil perceber a diferença. São realmente ferramentas para se desenhar a mão livre.

O Lineform também oferece uma enorme compatibilidade com os formatos de ilustrações vetoriais mais comuns do mercado, além dos seus próprios formatos. Precisa fazer modificações no logotipo da sua empresa, mas ele está salvo apenas em EPS (Encapsulated PostScript)? Ele aceita a importação perfeitamente, não só de EPS, mas também abre e aceita importação de arquivos salvos no Illustrator (com edição limitada, sem suporte aos efeitos do AI), do formato SVG (com suporte a todos os seus atributos) e também de PDF (de forma também limitada, por enquanto).

Publicidade

Quanto à exportação, o Lineform é capaz de exportar seus arquivos no formato PDF, EPS, SVG e em AI (formato padrão do Illustrator). Apesar da exportação ser perfeita e fiel aos formatos originais do Lineform, a importação limitada de arquivos do Illustrator e PDFs compromete qualquer interação entre designers de ambos os aplicativos.

Se você está procurando um aplicativo para ilustrações fácil de usar, intuitivo e com suporte a uma grande variedade de formatos de arquivo, o Lineform é um boa. Mas se você ja é um profissional já habituado com o bom e velho Illustrator, é bom ficar onde está, pois o Lineform, apesar de possuir recursos de ilustração que conseguem competir com o aplicativo da Adobe, não oferece suporte aos seus incríveis efeitos, incluindo os mais simples, como os de 3D. No exemplo abaixo, uma esfera editável produzida no Illustrator foi importada no Lineform na forma de um gráfico vetorial:

Publicidade

Esfera no Lineform

Claro que há vários designers que utilizam o aplicativo para desenhar no computador. Confira alguns trabalhos produzidos por usuários do produto:

Trabalhos Produzidos no Lineform

O Lineform está disponível para usuários do Mac OS X 10.4 ou superior e é um binário universal. Você pode adquirir o software na página oficial do produto; ele custa US$75. Usuários da versão 1.3.1 ou inferior do produto têm direito ao upgrade gratuito para a nova versão.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

2013 vem aí: o que a Apple planeja para nós?

Próx. Post

xVM VirtualBox: virtualização x86 gratuita da Sun

Posts Relacionados