O melhor pedaço da Maçã.

O computador com menor latência produzido nos últimos 40 anos é da Apple… e de 1983

Se você tem o hábito de usar computadores há pelo menos, digamos 15 anos, é possível que tenha notado uma queda na sensação de agilidade das máquinas com o passar dos tempos — o que é paradoxal, considerando o avanço vertiginoso das tecnologias de processamento, porém um sentimento deveras palpável. Agora, o desenvolvedor Dan Luu resolveu pôr esse sentimento à prova no mais novo artigo do seu site.

Publicidade

Luu pegou a ação mais básica e quintessencial da experiência de usar um computador — o ato de pressionar uma tecla — e resolveu comparar a sua latência em uma série de máquinas de diferentes épocas com as configurações mais variadas possíveis. Ele posicionou uma câmera de altíssima taxa de quadros e mediu os milissegundos entre o momento em que a tecla é pressionada até o momento em que o caractere em questão surge na tela.

Eis os resultados:

Pesquisa de latência de computadores

Surpreendentemente, o computador que apresentou a menor latência entre todos os testados foi um Apple IIe, de 1983, com apenas 30 milissegundos entre a batida da tecla e o surgimento do caractere. Apenas um computador “recente” com especificações bastante parrudas conseguiu chegar perto, com um tempo de 50ms, enquanto outras máquinas populares — como o MacBook Pro de 2014 — conquistaram números muito mais lentos.

Publicidade

A razão para as máquinas mais antigas superarem as mais novas na latência é muito simples: complexidade. Segundo Luu, o código do sistema do Apple II é feito de uma forma que as ações do teclado são registradas quase imediatamente, sem que o computador tenha que lidar com outros processos rodando simultaneamente — como bem se sabe, uma máquina moderna tem milhões de processos acontecendo ao mesmo tempo, então não pode dar o mesmo “nível de atenção” ao teclado.

Interessante notar que até mesmo com os dispositivos sensíveis ao toque, apenas um conseguiu equiparar-se ao Apple IIe: o iPad Pro de 10,5 polegadas, e, ainda assim, apenas com o uso do Apple Pencil — um toque normal, por sua vez, demorou 70ms para ser registrado.

Pesquisa de latência de dispositivos touchscreen

Essa tabela com a latência dos aparelhos touchscreen, aliás, serve também para provar algo que todos nós já sabíamos: no geral, o iOS tem uma resposta ao toque muito mais rápida que os demais sistemas operacionais móveis.

Publicidade

E aí, se surpreenderam com os resultados? O que vocês têm a dizer sobre o tema? Deixem suas impressões logo abaixo.

via Daring Fireball

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Sonho do Apple Watch com leitor de glicemia está vivo, mas ainda a anos de distância, diz reportagem

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Cheerleader, Teletext Stickies, SnippetsLab e mais!

Posts Relacionados