Uma pesquisa da Fiksu revelou que a quantidade de downloads de aplicativos para iPhone nos Estados Unidos caiu 15,4% em novembro (4,57 milhões) em comparação com o recorde anual de outubro (5,4 milhões).
Segundo a pesquisa anterior, a explosão de downloads veio do lançamento do iPhone 5. Como novembro foi um mês mais “morno”, o número de apps baixados foi menor. Porém, o custo para adquirir um usuário leal, que abriu o aplicativo pelo menos três vezes, foi maior. No mês passado, os desenvolvedores precisaram investir, em média, US$1,38 em marketing para atrair um usuário leal, 30% a mais do que em outubro.
A Fiksu explica que alguém que compra ou ganha um novo dispositivo tende a procurar os aplicativos diretamente na App Store, diminuindo as despesas com marketing. Como surgiram menos usuários novos em novembro, essas despesas aumentaram.
Para dezembro, a firma de análises espera que o custo por usuário leal continue subindo, já que as empresas continuaram investindo pesado para alcançar o topo da App Store durante o período do Natal.
Investir durante essa temporada é essencial, já que a App Store é visitada por muitos usuários com aparelhos novinhos ganhados de presente. Além disso, a Apple congelou os rankings dos aplicativos no dia 25, dando bastante visibilidade para os aplicativos mais baixados antes da data. O “congelamento” de quase 48 horas já aconteceu em outros anos.
[via TechCrunch]