O melhor pedaço da Maçã.

Apple altera forma como classifica títulos na App Store por “data de lançamento”

Logo - App Store

A Apple fez uma pequena alteração recentemente na App Store que deverá significar muito para desenvolvedores, e porventura até aumentar a qualidade de títulos em sua loja. A descoberta foi feita ontem por James Thomson, desenvolvedor do PCalc:

Publicidade

Tweet do Pcalc sobre classificação da App Store

Como você pode ver, James conta que a App Store agora classifica/ordena títulos pela data de lançamento, e não mais pela data de atualização. Ou seja, o PCalc, que já foi lançado há bastante tempo, só pode agora ser encontrado na página 141 (o “342” aí de cima era brincadeira) da categoria “Utilities”, e isso só tende a aumentar com a chegada de novos programas.

Pra falar a verdade, a descrição de apps até foi alterada, indicando agora “Updated” para aplicativos que já existiam, mas foram atualizados. Veja a diferença (títulos escolhidos aleatoriamente — o da direita estava na primeira página da categoria “Navigation”):

Diferenciação de datas na App Store

Ou seja, a Apple não mais mostra, mas o da esquerda tem uma data de lançamento muito anterior a 2/12 — que nós sabemos ser 9/6. Por isso, espere encontrar o iRadar Brasil só algumas (muitas) páginas à frente da sua categoria. O que faz bastante sentido, afinal, a classificação diz “Release Date”, isto é “Data de Lançamento”.

Menu de classificação da App StoreA ideia da Apple, com isso, é evitar que desenvolvedores “trapaceiem” o sistema da App Store, lançando updates bestas e constantes só pra levar os seus apps para a primeira página de categorias. Essa era uma prática muito comum antes e, com a mudança, eles terão que bolar outras formas de se promoverem — como, por exemplo, criar apps mais decentes (que tal?). Até mesmo gigantes como o Google já brincaram com isso: num update do Google Mobile App, duas das novidades eram “número de versão mais longo” e “ninja” — apesar de que, nesse caso, a atualização de fato trouxe outras melhorias para o programa.

Como você pode ver no menuzinho aí à direita, o que falta na App Store — pra ninguém reclamar de nada — é um novo item de classificação: “Updated Date” (isto é, “Data de Atualização”). O padrão pode continuar o “Release Date” — priorizando novos aplicativos, o que é bacana —, mas a Apple também tem que dar espaço para os veteranos ganharem um certo destaque por lá com updates, caso contrário uma nova onda nada bacana se iniciará na loja: aplicativos atualizados ganhando novos nomes, cadastrados independentemente de suas versões anteriores só para aparecerem como novos.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google incorpora tradução de idiomas em sua busca universal

Próx. Post

Twitter finalmente lança versão móvel decente

Posts Relacionados