São tantas fontes e supostos “vazamentos” que alguns rumores sobre o iPad 3/2S/HD (incluindo estas possibilidades de nome) já são dados como “certos” — o que inclui tela Retina, tecnologia 4G (LTE), processador A5X dual-core, 1GB de RAM, carcaça um pouquinho mais grossa e outros. Por isso, fiquei feliz com o que pintou nesta manhã — algo não falado até agora.
O Pocket-lint afirmou agora há pouco que uma empresa chamada Senseg estaria com algum anúncio para fazer após a keynote de hoje, o que pode indicar uma parceria com a Apple para o novo iPad.
Fundada na Finlândia há apenas cinco anos, a Senseg é especializada na chamada “E-Sense”, uma tecnologia para touchscreens que simula fricção e texturas reais sobre o vidro, oferecendo feedback háptico para o usuário. A Apple também já registrou patentes relacionadas, no passado.
Quando eu li isso, logo lembrei do convite que a Maçã disparou para a empresa, para este evento:
Nós temos algo que você realmente tem que ver. E tocar.
A implementação desse tipo de tecnologia numa tela como a do iPad resolveria uma das maiores reclamações de usuários de gadgets com touchscreens de vidro, melhorando bastante a experiência de digitação no seu teclado virtual e abrindo portas para imensas possibilidades — principalmente em jogos.
Dando ainda mais peso ao rumor, o jornal The Guardian questionou o gerente técnico de marketing da Senseg — Petri Jehkonen — sobre o assunto e recebeu a seguinte resposta: “Isso seria algo que a Apple que teria que dizer. Meu comentário é sem comentários.”
Algo dessa magnitude, somado a uma resolução Retina, seria fantástico. Mas é bom lembrar que são apenas rumores, os quais podem ser totalmente especulativos e não virem a se tornar realidade. Ou talvez até sejam quentes, mas não seja algo que a Apple já preparou para o produto que será revelado hoje, e sim num futuro modelo. Não criemos tantas expectativas assim.