O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Qual a capacidade ideal para um iPad?

Ontem ficamos sabendo que o novo iPad continua com os mesmos números em termos de capacidade: 16GB, 32GB e 64GB. As expectativas de um modelo de 128GB ficaram para alguma próxima geração, enquanto a anterior (iPad 2) foi mantida como a opção mais em conta — US$400 no modelo básico, restrito a Wi-Fi.

Publicidade

Uma ótima notícia para quem quer comprar sua primeira tablet da Apple e não tem muita grana, afinal, o iPad 2 ainda é uma máquina excelente para seu propósito!

O problema é que, em contra-partida, a nova resolução de 3,1 milhões de pixels vai turbinar os apps com muitos MBs a mais.

Aplicativos (principalmente jogos) mais parrudos passarão de GBs facilmente, os filmes e programas de TV do iTunes ganharam resolução Full HD 1080p, a câmera de vídeo em alta resolução, e ainda vale lembrar que os textbooks também não poupam espaço.

Publicidade

Nesse cenário, será que 16GB ainda faz sentido no iPad?

Fazendo uma continha grotesca e aproximada só para exemplificar, ok?

  • Um filme com resolução 1080p: 8GB;
  • Dois livros interativos: 5GB;
  • Um episódio de série: 1GB;
  • Cem músicas: 1GB.

Só esses exemplos baixos somam 15GB — sem contar fotos, vídeos, podcasts, livros e, é claro, os apps, que mesmo na resolução padrão já variam de 100MB a 500MB, sem contar casos como Infinity Blade II, que chega a quase 1GB. Uma nerd maluca feito eu acumula 180 apps instalados (sem esforço), mas digamos que alguém normal tenha uma média de… 20? 40?

Screenshot de Infinity Blade: Dungeons

Meu iPad 2 tem 32GB e, por enquanto, está tudo sob controle; contudo, penso que ele não dará conta da nova leva de updates para o Retina Display e terá que rolar um racionamento para controlar o que fica e o que sai do bichinho. Apagar os podcasts antigos, as músicas que a gente quase nunca ouve, e nada de pastinhas intituladas “eu ainda vou precisar desse app” com as tranqueiras que a gente compra e nunca usa depois, hehe!

Publicidade

A nuvem ajuda, mas não salva, então a ideia é colocar esse assunto em discussão… Vale mesmo a Apple manter esse modelo de 16GB? Provavelmente eles ainda não conseguiram colocar os esperados 128GB na espessura do portátil, ou então preferiram não espremer as margens desta vez (e, de quebra, ainda ter uma forte novidade pra próxima geração).

Como anda o armazenamento dos seus iPhones e iPads, por aí?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Telas do iPhoto (iOS) com mapas

Confirmado: Apple está agora usando dados do OpenStreetMap em vez da base do Google

Próximo Artigo
Siri em iPhones 4S

Usuário sente-se enganado por comerciais da Siri e processa a Apple

Posts Relacionados