E a Apple finalmente atendeu ao pedido de muita gente na keynote da última quarta-feira, anunciando uma nova Apple TV com suporte a conteúdos em Full HD 1080p, agora disponíveis na iTunes Store. Mas, conforme discutimos mais cedo, capacidade é um problema — bem como o tempo de carregamento desses vídeos, para quem não tem conexões banda larga avantajadas.
A boa notícia é que, embora o salto em resolução signifique que os vídeos têm agora 2,25 mais pixels que antes (1920×1080 pixels contra 1280×720 do formato HD 720p), o tamanho dos arquivos só está crescendo em média 1,5, na iTunes Store. Mágica? Não: a Apple trabalhou nisso, intencionalmente.

Conta o Ars Technica que os vídeos em 1080p da iTunes Store estão sendo agora comprimidos usando uma nova tecnologia “High Profile” baseada no padrão H.264, a qual pode ser decodificada pelo processador A5 single-core da nova Apple TV sem problemas (assim como o A5X dual-core do iPad, é claro). Com isso, temos arquivos menores porém sem perda de qualidade de imagem.
Como sempre, o que mais conta é mesmo a experiência final dos usuários. 😉