O melhor pedaço da Maçã.
Placa gráfica da NVIDIA

Apple pode ter planos de voltar a usar placas gráficas da NVIDIA em Macs

No fim de 2011(!), publicamos aqui no site um rumor intitulado “Apple poderá voltar a equipar Macs com GPUs da NVIDIA”. Já naquela época, havia alguns anos que a empresa de Santa Clara havia perdido o espaço em Macs para uma concorrente da cidade-vizinha Sunnyvale, ambas na Califórnia (Estados Unidos): a Advanced Micro Devices, mais conhecida pela sigla AMD.

Publicidade

Pois o boato está de volta à tona, desta vez graças a vagas de emprego abertas pela NVIDIA — descobertas pela Bloomberg — que trazem várias referências a um trabalho próximo à Apple. As descrições citam inclusive as tecnologias Metal e OpenGL, extensivamente utilizadas pela Maçã.

Enquanto o mais óbvio seria a Apple utilizar as GPUs1Graphics Processing Units, ou Unidades de Processamento Gráfico. Polaris da AMD na sua próxima geração de MacBooks Pro, o rumor abre portas para ela adotar a arquitetura Pascal da NVIDIA no lugar — que, por sinal, promete mais performance com menor consumo de energia e dissipação de calor (o que é excelente para laptops).

A reentrada da NVIDIA não necessariamente significaria o fim da parceria da Apple com a AMD, até porque a Maçã sempre dá preferência a ter múltiplas fornecedoras de componentes a fim de conseguir costurar melhores negociações de compra.

Publicidade

Apesar de o caminho parecer estar traçado, há também a possibilidade de isso não se concretizar já nos lançamentos aguardados para este ano — e sim só daqui a alguns meses, nas gerações que serão lançadas em 2017. Veremos.

[via AppleInsider]

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics Processing Units, ou Unidades de Processamento Gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple divulgará seus resultados financeiros do quarto trimestre fiscal de 2016 em 25 de outubro [atualizado]

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Office Story, Osmos, Grafio 3 e mais!

Posts Relacionados