O melhor pedaço da Maçã.

Dica do dia: como evitar que pessoas desliguem a função “Buscar iPhone” em seu aparelho

Ícone do Find My iPhone

Ícone do Find My iPhoneComo já vimos aqui no site, a função “Buscar iPhone” (que também existe para iPad, iPod touch e Mac) pode ajudar muita gente em caso de roubo [veja algumas histórias aqui: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7]. Só que, se o bandido for um pouco mais antenado e conhecedor do mundo Apple, poderá desligar o recurso facilmente caso seu aparelho não seja bloqueado por senha — se você não possui uma, crie agora! 😛

Publicidade

A dica abaixo (bem simples, mas fundamental), comentada en passant pelo Renato Ribeiro em sua coluna de “Segurança do mundo Apple”, ensina como bloquear o acesso à conta iCloud e, consequentemente, ao recurso Find My iPhone.

  1. Em seu iGadget, entre em Ajustes (Settings) » Geral (General) » Restrições (Restrictions).
  2. Digite um código de quatro números, de preferência, diferente da senha utilizada para bloqueio do aparelho.
  3. Ative o recurso pressionando Habilitar Restrições (Enable Restrictions).
  4. Procure pelo ícone do Mail, com o nome Contas (Accounts). Após achar, ative a opção Não Permitir Mudanças (Don’t Allow Changes).
  5. Repita o passo-a-passo acima, dessa vez, escolhendo a opção Localização (Location) — lembrando que ela *precisa* estar ativada para que o aparelho seja rastreado.

Pronto, assim, você evitará que pessoas desativem o recurso “Buscar iPhone” — a não ser, é claro, que ela desligue o aparelho. Obviamente, a pessoa também poderá restaurar o dispositivo conectando-o ao computador (iTunes). Mas a ideia aqui é, caso seu iGadget seja roubado, ganhar alguns minutos para achá-lo (sempre com a ajuda da polícia) ou apagá-lo remotamente, ficando “despreocupado” de vez.

Caso queira fazer alguma alteração em sua conta, basta entrar em Restrições » Contas e escolher a opção Permitir Mudanças (Allow Changes) — mesma coisa para a função Localização (Location); assim, tudo voltará a ser editável.

Publicidade

Conforme comentei, a função também está disponível no OS X Lion, atráves do painel Preferências do Sistema (System Preferences) » iCloud, opção Find My Mac.

Painel do iCloud - OS X Lion

Contudo, aqui ela é completamente desprotegida. Apesar de outras opções do mesmo painel contarem com um cadeado no canto inferior esquerdo para que se evite mudanças sem a senha do usuário [veja na imagem abaixo], as configurações do iCloud não possuem essa proteção. Então, se o invasor já estiver dentro da conta, poderá facilmente desmarcar entrar no painel e desmarcar o recurso Find My Mac.

A dica aqui são duas, na verdade: 1. ative o descanso de tela do seu Mac para algo em torno de cinco minutos — faça isso através das Preferências do Sistema (System Preferences) » Mesa & Proteção de Tela (Desktop & Screen Saver); 2. habilite a opção para pedir senha ao “acordar” o Mac ou ao voltar do descanso de tela. Para isso, entre em Preferências do Sistema (System Preferences) » Segurança & Privacidade (Security & Privacy) e, na aba Geral (General), marque a primeira opção disponível, escolhendo ainda a opção imediatamente (immediately).

Painel Segurança & Privacidade - OS X Lion

Mais uma vez: a dica acima não protege completamente o seu iProduct e não garante que você vá resgatá-lo caso algum ruim aconteça. Mas, pelo menos, você poderá ficar de consciência limpa, sabendo que fez a sua parte. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple investirá US$304 milhões no Texas, gerando mais de 3.600 empregos

Próx. Post

↪ Estoques iniciais do novo iPad já acabaram na Apple Online Store americana

Posts Relacionados