O melhor pedaço da Maçã.

YouTube confirma que app para o Apple Vision Pro está “nos planos”

HJBC / Shutterstock.com
Logo do YouTube

Após recusar-se a, até mesmo, disponibilizar a versão de seu app para iPad no Apple Vision Pro, o YouTube agora já afirma que um software para o headset de realidade mista da Apple está “nos planos”.

Publicidade

A declaração foi dada por uma assessora da plataforma, Jessica Gibby, em resposta por email ao The Verge. O tom usado na fala, inclusive, foi bem amistoso e vai de encontro ao usado, por exemplo, pela Netflix para se referir ao dispositivo recentemente.

Estamos animados para ver o lançamento do Vision Pro e estamos oferecendo suporte a ele, garantindo que os usuários do YouTube tenham uma ótima experiência no Safari. Não temos nenhum plano específico para compartilhar neste momento, mas podemos confirmar que um aplicativo Vision Pro está em nossos planos.

Não há qualquer informação adicional ou previsão sobre quando esse aplicativo chegará à App Store do visionOS, então continua valendo o conselho dado pelo próprio YouTube para quem quiser assistir aos vídeos hospedados na plataforma pelo headset, que é usar o Safari.

Mas há um probleminha que ainda não foi resolvido: o vasto catálogo de vídeos em 3D e em 360º simplesmente não funciona no Vision Pro pela web. A Apple, ao ser confrontada, questionou a qualidade dessas mídias, já que elas foram feitas para serem reproduzidas em “dispositivos que não oferecem uma experiência espacial de alta qualidade”.

Mais espera…

A API WebXR seria uma forma de fazer com que tais vídeos funcionassem como esperado no Safari, mas até agora ela vem desativada por padrão no navegador e, aparentemente, não parece funcionar para os vídeos do YouTube nem mesmo com as gambiarras existentes para ativá-la.

Publicidade

A Apple continua trabalhando nessa implementação, mas uma assessora da empresa afirmou que, como trata-se de um padrão relativamente novo, ele não consegue aproveitar ao máximo “o poder, o desempenho e os recursos de interação do Apple Vision Pro e do visionOS”.

De qualquer forma, é interessante a esperança de, futuramente, ao menos termos um app nativo para o sistema operacional. Sabe-se lá o que pode ter influenciado nessa mudança de direção do Google, mas o The Verge aposta no sucesso do Juno, cliente do YouTube criado especialmente para o visionOS.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“The Completely Made-Up Adventures of Dick Turpin”, do Apple TV+, ganha trailer

Próx. Post

Confira algumas dicas simples para capturar vídeos espaciais com o iPhone

Posts Relacionados