O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o novo recurso de compartilhamento de álbuns do iPhoto para iOS, o Photo Journals

Ícone do iPhoto para iOS

O MobileMe, serviço que será descontinuado pela Apple em 30 de junho em prol do iCloud, tinha diversos problemas. Porém, alguns serviços interessantes que faziam parte do serviço infelizmente não migraram para o iCloud, como o iDisk e o MobileMe Gallery.

Publicidade

Tabelinha de migração MobileMe para iCloud

Com a introdução do iPhoto para iOS, um novo jeito de compartilharmos fotos foi apresentado: o Photo Journals. Nele, todas as fotos selecionadas fazem parte de um mural, no qual podemos adicionar alguns widgets como anotações, calendário, tempo, mapas, entre outros, a fim de contar uma história.

Photo Journals - iPhoto para iOS

Como sou fã do MobileMe Gallery, corri para experimentar o Photo Journals, avaliando se este poderia ser um substituto. Tudo leva a crer que essa é a ideia da Apple, e ela fez um ótimo trabalho, já que é muito fácil criar e compartilhar um álbum com o novo recurso — basta selecionar as fotos desejadas, rearrumar o espaço criado automaticamente (caso queira), adicionar os widgets de sua escolha e compartilhar o álbum via iCloud.

Photo Jornals no iPad

Contudo, três coisas são fundamentais para que ele seja o substituto da galeria do MobileMe: 1. criação de uma URL de fácil identificação para ser compartilhada (exemplo: icloud.com/journal/eduardo/); 2. outras opções de layout além do atual (e único), no qual as fotos são organizadas em “ladrilhos” e; 3. possibilidade de criar Photo Journals no iPhoto do Mac OS X.

Photo Journals - Apple Store, Opéra

Exemplo de um álbum criado e compartilhado pelo Photo Journals.

Publicidade

Obviamente existe muitas outras melhorias que podem ser feitas, incluindo alguns “esquecimentos”, como por exemplo a opção de não permitir o download das fotos, entre outras coisas. Mas acredito ser essencial podermos ter um URL nossa, fixa, para podermos compartilhar uma única vez, sem precisar mandar um novo link todas as vezes que um novo “jornal” for criado.

Publicidade

Falando do layout, ele é muito bonito, todavia, depois de ver o terceiro álbum, você já está enjoado dele — então, seria bom podemos organizar as fotos de outra forma. Apple, eu sei que você é *a empresa* da era pós-PC, e que iGadgets representam 76% do seu faturamento. Mas, por favor, não esqueça dos PCs, eles ainda são muito importantes! Trate de atualizar o iPhoto para Mac OS X — ou nos presenteie logo com o iLife (e o iWork) ’12 —, para que tenhamos os mesmos recursos disponíveis em ambas as plataformas.

Photo Journals - Apple Store, Opéra

Navegando pelas fotos do álbum criado com o Photo Journals.

No mais, o Photo Journals é um ótimo recurso. Confira um teste simples que fiz com as fotos da abertura da Apple Store, Opéra. O iPhoto para iGadgets requer o iOS 5.1 ou superior, é compatível com iPad 2 e iPhone 4/4S e custa US$5 na App Store [106MB].

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CEO da CBS rejeitou ideia de Steve Jobs sobre streaming de conteúdo

Próx. Post

Ron Johnson, ex-executivo da Apple, é perfilado pela FORTUNE

Posts Relacionados