O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria trabalhando em um novo (e menor) conector para ser utilizado em acessórios MFi [atualizado]

Prontos para mais um rumor que talvez não faça sentido assim, mas considerando o histórico recente de decisões inexplicáveis da Apple possa ser verdadeiro? Pois vamos lá. Segundo uma prévia para desenvolvedores obtida pelo 9to5Mac, a Maçã estaria projetando um novo conector — aparentemente chamado Ultra Accessory Conector (UAC) — a ser utilizado basicamente por acessórios MFi1Made for iPod, Made for iPhone, Made for iPad..

Publicidade

Cabo de Lightning para USB-C, da rock space

O conector, segundo a prévia, seria de 8 pinos e teria uma ponta de 2,05 por 4,85 milímetros, sendo ligeiramente mais fino que o USB-C e com quase a metade do comprimento do Lightning — assemelhando-se mais, neste quesito, aos conhecidos Mini-USB. A ideia por trás dele, aparentemente, seria economizar ainda mais espaço dentro dos mais variados tipos de acessórios feitos para iPhones, iPads e companhia.

A Apple teria planos ainda de oferecer aos fabricantes guias para desenvolver adaptadores de Lightning para UAC, de USB-A para UAC e de 3,5 milímetros para UAC, o que é uma bela lembrança da bagunça em que se encontra o estado atual de cabos e conectores no mundo da Macieira.

Publicidade

Me parece que o novo conector traria benefícios particularmente a acessórios diminutos, como fones de ouvido sem fio, que por natureza já não têm quase nada de espaço interno para componentes; neste sentido, tal movimento pode fazer algum sentido — de fato, as especificações do UAC no programa MFi orientam os fabricantes a utilizar o conector somente em headphones e acessórios de áudio.

Ainda assim, é no mínimo intrigante ver a Apple gastar dinheiro e esforços mentais para desenvolver uma nova interface quando já emprega não uma, mas duas (Lightning e USB-C) com tamanhos bastante diminutos. Não sabemos ainda quase nada de detalhes sobre esse tal de UAC, nem quando — ou mesmo se — ele verá a luz da realidade, se a Apple planeja liberar o seu uso para aparelhos que não de áudio, fora do programa MFi…

Despejem suas teorias nos comentários.

Atualização, por Eduardo Marques · 06/02/2017 às 21:50

O The Verge já tratou de acalmar nossos ânimos.

Publicidade

Segundo o site, pessoas familiarizadas com os planos da Apple afirmaram que a empresa não planeja substituir a tecnologia Lightning com o UAC. Trata-se do mesmo conector de 8 pinos que encontramos em algumas câmeras da Nikon, por exemplo, só que bastante reduzido. A ideia da Apple é utilizá-lo como um intermediário em cabos de fones de ouvido.

Cabo de 8 pinos

No cenário atual, fones de ouvido que utilizam a tecnologia Lightning não “conversam” com dispositvos USB-C; já os fones de ouvido USB-C, por sua vez, só são compatíveis com fontes de áudio USB-C. É aí que entra o UAC, que é capaz de se adaptar bem a todas essas tecnologias sem nenhum problema (obviamente, com a ajuda de adaptadores — sempre eles). Sim, como o próprio The Verge colocou, trata-se de uma maneira para lá de “labirintosa” de recriar a conveniência que nós tínhamos com a boa e velha saída de áudio de 3,5mm.

Levando em conta que cada vez mais aparelhos serão lançados sem a saída de 3,5mm (sejam equipados com USB-C, Micro-USB ou Lightning), esse novo conector UAC poderá mesmo ser a solução para colocar ordem na fragmentação que temos hoje.

Notas de rodapé

  • 1
    Made for iPod, Made for iPhone, Made for iPad.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

A briga tá boa: Apple puxa executivo do Spotify para liderar relações com gravadoras no Apple Music

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Fonta, Ocarina, Doom & Destiny e mais!

Posts Relacionados