O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Especialista questiona construção da fazenda solar da Apple

Data center da Apple em Maiden, na Carolina do Norte

Como sabemos, a Apple já começou as obras de sua fazenda solar em frente ao seu data center em Maiden, Carolina do Norte. A ideia de abastecer suas instalações com energia verde é bacana, certo? Hum, talvez. Pelo menos na opinião de James Hamilton, especialista em data centers que já trabalhou para a Microsoft e atualmente é “o cara” na Amazon.

Publicidade

Que fique bem claro: Hamilton é fã de energia solar, mas, neste momento, os prós e os contras têm que ser muito bem analisados. Ele explica: embora a Apple não divulgue a informação de consumo de seu data center, Hamilton fez alguns cálculos levando em consideração o seu tamanho (46.000m²) e chegou ao número matador de 78MW. Ele também fez algumas contas para a produção de energia da futura fazenda solar da Maçã, de 20 megawatt — levando em consideração a elevação do terreno, tempo (se a fazenda estiver em um local que chove muito, não gera tanta energia), entre outras coisas —, e chegou ao número de 3,2MW. Ou seja, o projeto da Maçã abasteceria apenas uma fração da energia requerida pelo data center.

Data center da Apple em Maiden, na Carolina do Norte

Hamilton continua com as contas e conclui que, para alimentar todo o data center, a Apple precisaria construir uma fazenda solar de 488 megawatt, ocupando um espaço de quase 17 milhões de metros quadrados(!) — comparativamente, o Maracanã (futuro palco da final da Copa do Mundo de 2014), tem cerca de 145 mil metros quadrados. Se já não é legal “limpar” um terreno de 400.000m² (atual tamanho da fazenda solar), imagine um de 17.000.000m²!

Publicidade

Por essas e outras, Hamilton acredita que existem outras boas maneiras de reduzir o impacto ambiental em data centers, como o aumento da eficiência na distribuição de energia, refrigeração, armazenamento, rede e servidores. O problema é que isso não chama tanta atenção.

Em uma nota relacionada, Hamilton disse que a fazenda solar do Facebook, em Oregon, serve apenas para “acender as luzes das instalações”, contribuindo com apenas 0,05% da energia utilizada no data center — apesar disso, ele é hoje um dos mais amigáveis ao meio ambiente.

[via Wired.com]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Save the Pencil HD

MM na App $tore: Save the Pencil HD, InFrame Foto, Monopoly, Stickman Cliff Diving, Istambul e Barcelona Tourist Guides e mais!

Próximo Artigo
Balão - Mac e iPhone

↪ ISul Tecnologia demonstra app para iPhones/iPods touch que interage com site por meio de um simples código

Posts Relacionados