O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria coletando ações de usuários na App Store

App Store

O aumento de anúncios dentro da App Store já deu o que falar, quando usuários e desenvolvedores reclamaram da falta de “filtro” de alguns deles. Após a Maçã afirmar que iria pausar a veiculação dos anúncios em certos locais, agora surgiu outra denúncia, desta vez envolvendo a privacidade que a Apple tanto diz prezar.

Publicidade

Dois desenvolvedores e pesquisadores de segurança publicaram um fio no Twitter (pelo perfil identificado como Mysk) com uma descoberta que afeta inicialmente o iOS 14.6. De acordo com as postagens, o sistema estaria enviando à Apple todas as ações do usuário enquanto se navega na App Store, com um registro detalhado.

🧵 1/5 As mudanças recentes que a Apple fez nos anúncios da App Store devem levantar muitas preocupações de #privacidade. Parece que o aplicativo #AppStore no iOS 14.6 envia cada toque que você faz no aplicativo para a Apple. 👇 Esses dados são enviados em uma solicitação: (uso de dados e anúncios personalizados estão desativados) #CyberSecurity

Mostrando os dados coletados em um vídeo, eles mostram que a empresa sabe até onde exatamente o usuário toca na tela e todas as informações são enviadas em tempo real para a Apple por meio de um arquivo JSON. Os desenvolvedores levantam, então, a possibilidade de que a empresa está acompanhando as ações dos usuários na App Store desde o lançamento do iOS 14.6, em maio de 2021.

Ainda na thread, eles destacaram a incongruência de a Apple ter lançado o recurso Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), que pedia permissão para apps de terceiros rastrearem o uso no app — o jornalista José Adorno, do BGR, relembrou que a empresa lançou esse recurso um mês antes, no iOS 14.5.

Publicidade

Esse comportamento persiste e os dados são enviados à Apple mesmo quando a opção de “Anúncios Personalizados” está desativada nas configurações, de acordo com a conta no Twitter.

Não se sabe, ainda, se esse tipo de atividade persiste no iOS 16 — e também não há declaração oficial da Maçã afirmando se utiliza esses dados. Uma possível explicação é que, desde que os anúncios começaram a ser exibidos na App Store, desenvolvedores têm acesso a certas estatísticas sobre o desempenho dos seus anúncios.

Apesar de tudo isso, sabemos que uma das maiores bandeiras levantadas pela Apple é a privacidade dos dados e informações dos usuários. Com o surgimento dessas alegações, é possível que aja uma pressão para que a empresa se manifeste e se explique — principalmente com diversos processos acontecendo, os quais acusam a Maçã de monopólio.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Halide ganha suporte ao zoom de 2x em iPhones 14 Pro

Próx. Post

Aplicativo OneFootball ganha versão para a Apple TV

Posts Relacionados