O melhor pedaço da Maçã.

Apple teria deixado de pagar £570 milhões em impostos no Reino Unido

Shutterstock.com
Bandeira do Reino Unido com Big Ben ao lado

A organização não governamental TaxWatch publicou hoje o resultado de um estudo sobre evasão fiscal de sete grandes empresas do ramo da tecnologia: Adobe, Alphabet (dona do Google), Amazon, Apple, Cisco, Meta e Microsoft. Trata-se da prática de organizar arranjos financeiros para que lucros sejam tributados em jurisdições com alíquotas menores e mais favoráveis para as companhias.

Publicidade

Essa artimanha não é, em geral, tipificada como crime. Ela, porém, desagrada vários países que deixam de arrecadar vultosas quantias de impostos corporativos. A Comissão Europeia, por exemplo, já apelou ao judiciário da União Europeia para que a Apple pague impostos alegadamente devidos à República da Irlanda em uma situação que envolve justamente arranjos como o descrito.

A ideia da TaxWatch foi estimar quanto as empresas analisadas pagariam em impostos no Reino Unido caso todo o seu lucro no país fosse tributado lá, considerando uma margem de lucro similar à global. A legislação britânica, contudo, abre margens para que parcelas desse valor sejam tributadas em outros países, na medida em que qual parte do valor foi totalmente gerada no local não é algo tão claro — além de ser flexibilizado ao máximo pelas empresas, para fugir de maiores impostos.

A metodologia usada pela pesquisa consistiu em identificar a margem de lucro das empresas a nível global em 2021, o total de vendas feitas no Reino Unido pelas companhias e, então, aplicar a taxa estimada de lucro a esses dados. Calculou-se, então, a partir da alíquota de impostos corporativos do país, quanto seria o imposto devido, comparando-o ao que foi efetivamente pago.

Os impostos não pagos

No caso da Apple, uma dificuldade adicional foi o fato de a empresa não divulgar oficialmente a sua receita no Reino Unido. A TaxWatch, então, usou dados da Competition and Markets Authority (Autoridade dos Mercados e Competição, órgão antitruste britânico) que estimaram o lucro da empresa no país entre £10 bilhões e £15 bilhões.

Publicidade

A ONG tomou como base a média desses valores (£12,5 bilhões), além de ter estimado a margem de lucro da Maçã em 30%, o que resultou em £3,73 bilhões de lucro. Considerando a alíquota de 19% do país, tal quantia deveria ter resultado em um pagamento de £709 milhões em impostos.

Todavia, a aplicação da taxa sobre os lucros declarados no país da Apple Reino Unido e de suas subsidiárias locais, além da Apple Europa, resultou em apenas £140 milhões. Deixaram de ser pagos, portanto, cerca de £569 milhões.

Publicidade

Ao total, as sete empresas analisadas lucraram juntas no Reino Unido em 2021 quase £15 bilhões, o que deveria implicar em um pagamento de £2,8 bilhões. As companhias, contudo, pagaram apenas £753 milhões. Devido às brechas tributárias e flexibilidades interpretativas, a maior parte dos lucros foi tributada em outros lugares.

Uma forma de fazer a quantia tributável diminuir, por exemplo, é criar justificativas para que partes dos valores sejam tributadas em outros países, como os de origem das empresas. Como ressaltado pelo 9to5Mac, a Apple alega que, sobre o valor de cada iPhone vendido, uma taxa de propriedade intelectual deve ser paga à matriz, o que reduz a margem sob a qual incide a alíquota. É a famosa contabilidade criativa — algo que não é ilegal, diga-se.

A ONG ressaltou que, devido às dificuldades de encontrar os dados com precisão, já que muitos deles não são divulgados, os valores estimados não correspondem com exatidão à realidade, embora a ideia central mantenha-se. Isso abre margem para críticas das empresas quanto à real aplicabilidade da pesquisa.

Publicidade

Como apontou a TaxWatch, o problema está nas legislações que permitem tais brechas, bem como na ausência de algum regulamento internacional sobre taxas unificadas e/ou consistentes, algo que é negociado há algum tempo e tem, inclusive, o apoio da Apple.

Em resposta ao estudo, parte das companhias afirmou pagar os impostos corretamente em todas as jurisdições, o que não é falso. A Maçã, por sua vez, não respondeu aos pedidos da TaxWatch por comentários.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple terá laboratórios do Vision Pro em Nova York e Sydney

Próx. Post

Apple libera atualização de firmware para os AirPods Pro de 2ª geração

Posts Relacionados