A variedade de aplicativos na App Store é demasiadamente gigante e, para cada serviço, existem inúmeras opções. Então, como escolher o aplicativo certo? Este artigo pretende ajudá-lo com isso.
Durante três dias, eu utilizei três clientes de Twitter no iPhone. Como usuário “viciado” na rede social, pude analisar cada função de três dos mais populares aplicativos: o Tweetbot, o Twitter for iPhone e o TweetDeck.
Tweetbot: design para seus olhos, funções para seus dedos
O pessoal da Tapbots desenvolve aplicativos incríveis e sempre fantasticamente lindos, como o Calcbot e o Convertbot. Então, não poderia ser diferente com o Tweetbot. Com uma interface incrivelmente minimalista e simples de usar, ele me cativou de primeira.
Entregar a experiência completa do Twitter em um aplicativo não implica em ele ser difícil de utilizar. Deslize os tweets para um lado, que você vê toda a conversação; para o outro, e você poderá acompanhar as respostas. Três toques para responder, retwittar, favoritar, traduzir ou ir ao Favstar.
Também é extremamente fácil adicionar pessoas em listas, tirá-las ou deixar de segui-las. Links para o perfil de quem foi mencionado, tags e sites podem ser acessados só com um toque. O navegador embutido no aplicativo permite formatar textos da web, usando serviços como o excelente Readability, apenas tocando em um pequeno interruptor. São esses pequenos detalhes que dão valor ao aplicativo.
A compatibilidade com outros serviços é grande. O Tweetbot sincroniza sua leitura pelo Tweet Marker, salva links no Instapaper, Readability, Read It Later e Pinboard, e envia fotos para inúmeros serviços.
O Tweetbot requer o iOS 4.1 ou superior de iPhones/iPods touch, pesa 9,9MB e custa US$3 na App Store.
Twitter for iPhone: o cliente oficial
Após comprar o antigo Tweetie, o Twitter continuou seu desenvolvimento na plataforma iOS e Mac OS X. Até hoje podemos ver muitos traços do Tweetie no aplicativo oficial. Gratuito, ele oferece uma boa experiência para acessar o Twitter do seu dispositivo móvel — todas as funções principais estão lá.
O Twitter for iPhone se adaptou bem à pequena tela de 3,5″. Parecido com o site mobile, o aplicativo tem acesso rápido às principais funções. Porém, o acesso a listas e mensagens diretas é pouco intuitivo. A aba “Descobrir” é muito interessante: lá, aparecem as principais notícias e acontecimentos da hora.
Mas o aplicativo é muito simples, e não suporta muitos serviços de terceiros além dos de foto e de ler mais tarde. No geral ele se sai bem e é uma ótima alternativa para quem não quer desembolsar alguns dólares para usar o Twitter no iPhone.
O Twitter requer o iOS 4.0 ou superior de iPads e iPhones/iPods touch (é universal), pesa 10MB e não custa nada na App Store.
TweetDeck: o simplezinho
Se você faz um uso bem básico do Twitter e não se importa com um design minimalista demais, o TweetDeck é para você.
Divido por colunas, sua timeline, menções e listas estão a um deslizar de distância. O chato está na necessidade de adicioná-las manualmente na primeira vez que você usa o aplicativo. Mas se você já usa o TweetDeck em outro lugar, todas as suas colunas e contas serão importadas.
A interface básica te leva diretamente para os tweets, sem distrações. Toda essa simplicidade, porém, retira algumas informações básicas, como mostrar a hora em que tweet foi postado. Um bug chato que travava as colunas impossibilitava que eu rolasse pelos tweets e tivesse que deletá-las, estragando a minha experiência com o aplicativo. Espero que o TweetDeck seja atualizado em breve.
Visualização de conversas e opções para retwittar e responder são mostradas ao tocar em um tweet. Assim como nos outros, também é possível salvar links em serviços para ler depois.
O TweetDeck requer o iOS 4.0 ou superior de iPhones/iPods touch, pesa 1,8MB e não custa nada na App Store.
E então?
Os três aplicativos são excelentes para utilizar o Twitter no seu iPhone (ou iPod touch), mas cada um serve para um tipo de usuário.
O Tweetbot é para aquele usuário que utiliza bastante o Twitter e usa vários serviços de terceiros para melhorar ainda mais a experiência de utilizá-lo, e não se importa de desembolsar alguns dólares para tal. Já o Twitter é o cliente oficial, com o ótimo recurso “descobrir” e bom para quem usa bastante o Twitter mas não quer pagar por um aplicativo mais robusto. O simples TweetDeck cai como uma luva para o usuário mais simples, que prefere se concentrar em ler os tweets em uma interface extremamente minimalista.
Particularmente prefiro o Tweetbot, pois meu uso do Twitter não é nada casual. A possibilidade de visualizar textos formatados pelo Readability é essencial para quem quer ler na rua — principalmente visto que o 3G brasileiro não ajuda muito…
Vale a pena conferir também
Nesta coluna só avaliamos três aplicativos, mas o que não falta na App Store são clientes bacanas de Twitter. Aqui, mais alguns que merecem ser pelo menos citados:
- Echofon for Twitter [grátis; 7,1MB; requer o iOS 4.2 ou superior de iPads e iPhones/iPods touch]
- Osfoora, for Twitter [US$2; 5,9MB; requer o iOS 3.2 ou superior de iPhones/iPods touch]
- Twitterrific for Twitter [grátis; 11,4MB; requer o iOS 4.0 ou superior de iPads e iPhones/iPods touch]
- TwitBird Pro for Twitter [US$3; 11,1MB; requer o iOS 3.0 ou superior de iPads e iPhones/iPods touch]
- HootSuite para Twitter & Facebook [grátis; 10,4MB; requer o iOS 4.0 ou superior de iPads e iPhones/iPods touch]
E aí, qual é o *seu* preferido? 😉