De uma vez só, hoje, comScore e Net Applications liberaram novos dados de market share dos segmentos mobile e desktop, respectivamente.
A primeira pesquisa é referente ao mercado estadunidense no trimestre que terminou em fevereiro de 2011; a segunda, global, refere-se à situação observada no mês de março de 2011 [veja aqui a de fevereiro].
comScore
A partir de entrevistas com mais de 30 mil assinantes mobile nos Estados Unidos, a comScore apurou a seguinte divisão entre fabricantes (OEMs) de telefones celulares:
A Samsung lidera com quase um quarto do total (24,8%), tendo subido 0,3 ponto percentual. Motorola e Apple foram opostos: a primeira caiu 0,9 ponto percentual, enquanto a Apple subiu no mesmo ritmo. A Maçã encontra-se agora na quinta colocação, com 7,5% de market share.
O motivo da forte subida da Apple, segundo a comScore? O iPhone 4 CDMA da Verizon Wireless — segundo ela, o aparelho mais vendido nos EUA em fevereiro.
Considerando apenas smartphones:
O Google continua sua disparada com o Android, subindo 7 pontos percentuais e atingindo uma fatia de 33%. Devido à queda de 4,6 pontos percentuais da Research In Motion (RIM), a Apple e seus 25,2% de market share está agora a apenas 3,7 pontos percentuais dela e pode em breve assumir a segunda colocação.
No total, 69,5 milhões de norte-americanos já possuem smartphones — 13% a mais que no trimestre anterior avaliado pela comScore.
Net Applications
Com base em dados de visitação de mais de 160 milhões de usuários em 40 mil sites do mundo todo, a Net Applications compila todo mês gráficos de market share de sistemas operacionais e navegadores, os quais destacamos no MacMagazine.
A firma de pesquisas começou destacando a chegada quase simultânea do Firefox 4.0, do Internet Explorer 9.0 e do Chrome 10.0, comentando que este é o único que impede que usuários optem por ter ou não a última versão instalada. Desta maneira, o browser do Google não será mais analisado separadamente, por versão.
Falando em navegadores:
O IE continua caindo, de 56,77% para 55,92%, perdendo mercado às custas do Firefox, do Chrome e do Safari — que subiram de 21,74% para 21,8%, de 10,93% para 11,57% e de 6,36% para 6,61%, respectivamente. O Opera permaneceu estável, com 2,15%, e o Opera Mini caiu um pouco — de 1,12% para 1,06%.
Agora, ao gráfico de sistemas operacionais:
O Windows caiu de 89,69% para 89,58%, enquanto o Mac subiu de 5,19% para 5,25% e o iOS de 1,81% para 1,87%. Já o Java ME teve queda: de 1,04% para 0,98%, ao mesmo tempo que o Linux recuperou um pouco de terreno, indo de 0,92% para 0,96%. Por fim, o Android foi de 0,52% para 0,56%.
Somadas, as plataformas da Apple totalizam agora 7,12% (de 7% no mês passado).