Com a chegada de novos iGadgets e/ou versões do iOS, sempre recomeça o trabalho dos hackers ainda interessados em “libertar” os dispositivos via jailbreak. Com os recém-lançados iOS 5.1, iPad e Apple TV de terceira gerações, não é diferente.
No blog do greenpois0n, o hacker bile comentou que Apple TVs 2G com iOS 5.1 já podem usufruir o jailbreak tethered graças ao exploit limera1n do chip A4, criado por Geohot, mas daí a sair uma solução untethered são outros quinhentos — principalmente devido a preocupações de retrocompatibilidade.
Para a Apple TV 3G, que agora usa um chip A5 single-core, os hackers estão enfrentando muitas dificuldades no sentido de o sistema dela oferecer poucas frentes para se buscar vulnerabilidades — não há, por exemplo, um browser nativo ou outros serviços especiais. Por ora, não há nenhuma novidade nesse sentido — mas pelo menos já sabemos que a FireCore também está trabalhando duro na questão, a fim de viabilizar o seu produto aTV (Flash) Black no novo set-top box da Maçã.
Com relação ao iOS 5.1 em iGadgets com chips A5/A5X, as informações vêm de @pod2g:
O experiente hacker afirma estar dedicando algumas horas semanais para buscar novas vulnerabilidades no sistema, mas por enquanto nada foi encontrado e não há absolutamente previsão nenhuma de quando (e se) esse jailbreak sairá.
O hacker @MuscleNerd já mostrou imagens de um novo iPad jailbroken, mas a solução sem dúvida nenhuma é tethered, provavelmente tem muitas arestas a serem aparadas e, por isso mesmo, até o momento não foi liberada para o grande público.