O melhor pedaço da Maçã.

Após meses sem update, app do Gmail exibe alerta de segurança

Vocês lembram que o Google prometeu começar a atualizar seus apps para iOS novamente no começo de janeiro? Pois é, estamos em meados de fevereiro e ainda nada de atualizações.

Publicidade

Quer dizer, o Google Tradutor até ganhou uma nova versão com boas novidades e a empresa também andou informando — mesmo sem liberar updates — quais dados de usuários rastreia em alguns dos seus apps. Ainda assim, muitos deles como o próprio Google, o Google Fotos, o Google Maps e o Gmail estão praticamente abandonados.

E quando eu digo “abandonados”, eu falo sério. A prova disso é o que o Gmail não é atualizado há tanto tempo que ontem estava exibindo um alerta para usuários, dizendo que a versão atual não conta com os últimos recursos de segurança — pedindo inclusive para que a pessoa faça o update. O problema é: que update?!

Alerta de segurança do Gmail

O alerta acima foi compartilhado por Spencer Dailey (editor do Techmeme) — ele se deparou com o aviso ao fazer login em uma nova conta no aplicativo Gmail para iOS. O Google, contudo, agiu rápido e retirou o alerta de seus servidores remotamente.

Publicidade

O cliente de email do Google para iPhone/iPad (atualmente na versão 6.0.201115) está sem receber atualizações desde 1º de dezembro. A média histórica é que ele seja atualizado 2-3x por mês, pelo menos.

Ninguém sabe ao certo o motivo de a empresa estar demorando tanto para liberar essas atualizações. Quer dizer, sabemos: não informar os dados de usuários que são rastreados. O que é muito estranho, porque o Facebook já enfrentou isso publicando uma lista imensa de dados que coleta; se o Google até hoje está receoso disso, será que a lista deles será ainda maior? Isso é possível?!

A companhia até chegou a comentar que não atualizou seus apps em dezembro devido ao período de fim de ano, para evitar que qualquer coisa “quebrasse” durante o recesso. Pois em fevereiro essa desculpa não cola mais, não é mesmo? 🤷🏻‍♂️

Publicidade

Desde 8 de dezembro, qualquer atualização ou novo aplicativo enviado para a equipe de revisão da App Store precisa necessariamente ter essas informações de privacidade (chamadas de “rótulos nutricionais” ou de “informações nutricionais”). Então, como falamos, o Google está apenas adiando algo inevitável.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como acompanhar a cotação de criptomoedas pelo app Bolsa

Próx. Post

Satechi lança carregador duplo para Apple Watch e AirPods

Posts Relacionados