A festa da costumização e criação de atalhos para aparelhos sem jailbreak através de URLs e perfis de configuração [1, 2, 3, 4] acabou assim que a Apple bloqueou esse acesso com a liberação do iOS 5.1. Pra quem sente falta desse recurso, aqui vai uma alternativa muito melhor, mais rápida e eficiente.
No quesito atalhos para iGadgets, não tem outra: Activator. Se você está familiarizado com este mundo, muito provavelmente já o tem instalado. O tweak — presente desde 2010 em todas as listas de “essenciais para jailbreak” — permite ao usuário associar qualquer botão físico do aparelho, ou até mesmo gestos, para abrir/executar qualquer configuração/aplicativo. Pra quem gosta de economizar alguns segundos, ele é uma ajuda e tanto.
Veja alguns exemplos dos principais atalhos que eu uso:
- Segurando o volume para baixo por dois segundos: tocar música/pausar;
- Segurando o volume para cima por dois segundos: próxima faixa;
- Apertar os dois botões de volume ao mesmo tempo: desativar localização;
- Dois cliques no relógio: compor tweet;
- Fazer um swipe no relógio para esquerda ou direita: abrir o SBSettings.
Existem outras inúmeras formas de atalhos, tais como: botão Home três vezes, botão volume para baixo seguido de para cima, chacoalhar o aparelho, duas vezes o botão sleep, combinações de gestos com dois dedos, etc. Com isso, você pode fazer o que quiser, de forma bem mais rápida.
Em 1º de abril, o Activator foi atualizado para a versão 1.6.2, com correções de bugs, suporte ao iOS 5.1, novos gestos e ações, além de melhorias na estabilidade e desempenho. E o melhor: continua grátis no repositório BigBoss, ocupando apenas 1,6MB.
Claro, esse é só um dos 100 motivos já mostrados pra se fazer jailbreak. 😉
[via iJailbreak]