Em novembro passado falamos do BlackBerry Mobile Fusion, uma solução para empresas e governos gerenciarem smartphones e tablets de seus funcionários, englobando os sistemas BlackBerry OS, iOS e Android. Até então em fase beta, a ferramenta — que foi construída em cima do BlackBerry Enterprise Server e permite o gerenciamento de diversos aparelhos através de uma interface web única — foi oficialmente lançada pela Research In Motion.
“Organizações sofreram pressão para permitir que funcionários levem seus próprios dispositivos ao local de trabalho, e elas estão olhando para a RIM como a líder global no espaço de mobilidade empresarial para resolver esse problema”, disse Alan Panezic, vice-presidente e gerente de produto empresarial e marketing da fabricante canadense.
Com a ferramenta, empresas conseguem oferecer suporte a múltiplos aparelhos, além gerenciar apps, softwares, conectividade (Wi-Fi, VPN), configurações, entre outras coisas. Tudo em um ambiente unificado, baseado em administração de usuário ou grupo, com a proteção e a segurança que se espera de uma solução empresarial.
O download do BlackBerry Mobile Fusion é gratuito, contudo, uma licença anual de US$100 se faz necessária — ou US$4 por aparelho gerenciado; quem quiser pode experimentar o recurso por 60 dias. De acordo com o AllThingsD, o funcionamento em iPhones e Androids requer um app específico instalado nos aparelhos — exatamente por isso que a RIM estava em busca de um desenvolvedor iOS, há algumas semanas.