Enquanto que na Austrália parece que as coisas já estão se resolvendo, alguns países pegaram carona na polêmica e resolveram analisar também as ações de marketing da Apple quanto à tecnologia 4G (LTE) embutida no novo iPad. Um deles, conforme comentamos recentemente, foi o Reino Unido.
Após receber mais de duas dezenas de reclamações de consumidores, a Advertising Standards Authority (ASA) está agora ativamente analisando a situação e determinará se a publicidade da Apple é ou não enganosa.
A Apple não está mentindo quando diz que o novo iPad suporta redes 4G (LTE), mas o problema é que o espectro de bandas utilizado pela baseband da tablet só permite que ela funcione em redes americanas e de alguns poucos lugares. Não é nem questão de aguardar operadoras abrirem suas redes para tal, visto que muitas só funcionarão em frequências diferentes — ou seja, a Apple precisaria lançar novos modelos com suporte a tal ou, como ocorreu com o iPhone, um futuro modelo “global”.
Enquanto isso, dois tópicos já relativamente populares nos fóruns de suporte da Apple [1, 2] indicam que alguns usuários também estão tendo problemas com conectividade 3G em seus novos iPads — o que se soma a relatos recentes sobre dificuldades com Wi-Fi.
A maioria dos relatos consiste em usuários internacionais tentando se conectar a redes 3G, e não de americanos usando redes 4G (LTE). Mesmo trocando chips e/ou redefinindo as configurações de rede, usuários reclamam de lentidão ou instabilidade em suas conexões. Uma das coisas que parece resolver a questão, mesmo que temporariamente, é reiniciando o aparelho por completo.
Resta saber se o problema é de hardware, no chipset da Qualcomm, ou se a Apple poderá resolver esses problemas com uma simples atualização do iOS (5.2?). Que ela chegue o mais rápido possível.
[via The Telegraph, AppleInsider]