Para a firma de pesquisas Gartner, o iPad continuará reinando por bastante tempo. Em 2012, ela projeta um crescimento de praticamente 100% no segmento, atingindo vendas acima dos 118 milhões de unidades. Desse montante, 72,9 milhões serão iPads, o que representará 61,4% do mercado.
“Apesar de os fabricantes de PCs e de telefones quererem um pedaço do bolo e lançarem-se no mercado de tablets, até agora vimos um sucesso muito limitado que não a Apple com o seu iPad”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente da Gartner. “Parece que, neste ano, os concorrentes esperaram para ver o que a Apple iria apresentar — houve muito poucos anúncios de tablets tanto na Consumer Electronics Show [CES] quanto no Mobile World Congress. Muitos fornecedores vão esperar o Windows 8 ficar pronto para tentar entrar no mercado com uma abordagem de plataforma dupla, esperando que a marca da Microsoft ajude-os tanto no mercado empresarial quanto no doméstico.”
Para a firma, a Microsoft conseguirá 4,1% do mercado em 2012, passando para 11,8% em 2016 — graças aos departamentos de TI, os quais já estão bastante familiarizados com o sistema operacional da empresa. Por falar em TI, as vendas corporativas representação 35% do total ainda em 2015, mas essas compras não necessariamente serão feitas pelas companhias, já que a política “traga seu próprio aparelho” (Bring Your Own Device, ou BYOD) está cada vez mais forte — o que é uma ameaça e tanto para empresas totalmente focadas em em corporações, como a Research In Motion (RIM).
Já as tablets equipadas com Android continuarão crescendo, representando 31,9% do mercado neste ano. Contudo, a falta de apps dedicados às telas maiores desses dispositivos é um ponto fraco no ecossistema do Google — um dos motivos pelos quais o iPad é o dispositivo soberano.
[via TechCrunch]