O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Gartner: vendas de tablets dobrarão em 2012; pelo menos até 2016, Apple permanecerá na dianteira

Miniatura do logo da Gartner

Para a firma de pesquisas Gartner, o iPad continuará reinando por bastante tempo. Em 2012, ela projeta um crescimento de praticamente 100% no segmento, atingindo vendas acima dos 118 milhões de unidades. Desse montante, 72,9 milhões serão iPads, o que representará 61,4% do mercado.

Publicidade

“Apesar de os fabricantes de PCs e de telefones quererem um pedaço do bolo e lançarem-se no mercado de tablets, até agora vimos um sucesso muito limitado que não a Apple com o seu iPad”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente da Gartner. “Parece que, neste ano, os concorrentes esperaram para ver o que a Apple iria apresentar — houve muito poucos anúncios de tablets tanto na Consumer Electronics Show [CES] quanto no Mobile World Congress. Muitos fornecedores vão esperar o Windows 8 ficar pronto para tentar entrar no mercado com uma abordagem de plataforma dupla, esperando que a marca da Microsoft ajude-os tanto no mercado empresarial quanto no doméstico.”

Gráfico da Gartner para o mercado de tablets

Para a firma, a Microsoft conseguirá 4,1% do mercado em 2012, passando para 11,8% em 2016 — graças aos departamentos de TI, os quais já estão bastante familiarizados com o sistema operacional da empresa. Por falar em TI, as vendas corporativas representação 35% do total ainda em 2015, mas essas compras não necessariamente serão feitas pelas companhias, já que a política “traga seu próprio aparelho” (Bring Your Own Device, ou BYOD) está cada vez mais forte — o que é uma ameaça e tanto para empresas totalmente focadas em em corporações, como a Research In Motion (RIM).

Publicidade

Já as tablets equipadas com Android continuarão crescendo, representando 31,9% do mercado neste ano. Contudo, a falta de apps dedicados às telas maiores desses dispositivos é um ponto fraco no ecossistema do Google — um dos motivos pelos quais o iPad é o dispositivo soberano.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Screenshots do iOS no Mac

Tutorial explica como acessar rapidamente screenshots tiradas em iGadgets por um Mac

Próximo Artigo
Ícone do TextWrangler

Editor de textos TextWrangler chega à versão 4.0

Posts Relacionados