O mês de março terminou e, com ele, a gratuidade das edições da revista CartaCapital, que mencionamos em outubro passado. Para implementar a mudança, o aplicativo da revista foi atualizado e, a partir de agora, cada edição custa US$4 via In App Purchase.
Mas não foram apenas essas, as novidades do update, já que ele também trouxe a compatibilidade com a Banca (Newsstand), fazendo da CartaCapital a primeira publicação com distribuição nacional a aceitar os termos da Apple — apesar da atualização, não foi dessa vez que ela ganhou suporte à tela Retina do novo iPad.
O intuito da Apple com a Banca é centralizar esse tipo de conteúdo (jornais e revistas) em um único local, tornando o ato de procurar e comprar algo fácil e indolor. Todavia, editoras brasileiras — muito provavelmente devido à taxa de 30% cobrada pela Apple — não embarcaram nessa, e preferem distribuir seus conteúdos em soluções próprias. Uma pena, ainda mais se analisarmos que muitas editoras americanas estão faturando alto com a introdução do recurso, como a Exact Editions, a Future PLC e a Condé Nast. Quem sabe a CartaCapital não seja a primeira a ter um bom desempenho vinculado à Banca, abrindo as portas para outras seguirem o mesmo caminho. Torçamos para que isso aconteça.
A CartaCapital requer o iOS 4.0 ou superior de iPads e pode ser baixada gratuitamente na App Store [4MB] — conforme mencionado, as edições em si são pagas à parte. Vale ressaltar que a revista Viver é outra publicação nacional que também já está compatível com a Banca.
[dica do Felipe Melo]