O melhor pedaço da Maçã.

Confira mais um apanhado de novidades do OS X Mountain Lion

Ícone - OS X Mountain Lion

Ontem a Apple liberou o OS X Mountain Lion Developer Preview 2 com algumas novidades interessantes. Assim, resolvemos fazer um novo apanhado de recursos e funções do novo sistema operacional da Maçã, ainda não comentado aqui no site — e olha que já falamos bastante coisa dele [1, 2].

Publicidade

iCloud

O iCloud ganha uma importância ainda maior no novo sistema operacional desktop da Maçã — com direito a um Documentos na Nuvem (Documents in the Cloud) de verdade. Nele, poderemos salvar arquivos diretamente no serviço. Já falamos isso em artigos passados, contudo, veja agora algumas screenshots.

OS X Mountain Lion - iCloud

OS X Mountain Lion - iCloud

O recurso deixa de ser um “simples” sincronizador para ser também um armazenador de arquivos, integrado a diversos aplicativos (nativos e, provavelmente, de terceiros). Para quem estava triste com a morte do iDisk, do MobileMe, parece que o iCloud vai substituí-lo a altura. 😉

Safari

O navegador da Apple ganhou boas novidades em sua versão 5.2, como Share Sheets e uma barra de endereços similar à do Google Chrome, unificando os campos de busca e de endereço.

Publicidade

Outra mudança está no painel de preferências, que agora traz uma nova aba intitulada Senhas (Passwords). Lá, como o próprio nome indica, encontramos os nomes de usuário e senhas registrados em diferentes sites — uma espécie de Keychain Access, só que dentro do próprio browser.

OS X Mountain Lion - Safari

Ele conta também com uma nova opção na aba Privacidade (Privacy), a qual impede que sites rastreiem a máquina.

OS X Mountain Lion - Safari

Uma nova opção limita os alertas e notificações de sites — ela está disponível na aba Avançado (Advanced).

OS X Mountain Lion - Safari

A partir do OS X Mountain Lion Developer Preview 2, as abas do Safari passaram a ser sincronizadas com o iCloud — usuários poderão começar a ler uma notícia no Mac e terminar em um iGadget.

OS X Mountain Lion - Safari

Todavia, além de novos recursos, o novo Safari também cortou alguns velhos, como a integração com RSS — a função também foi eliminada do Mail. Algumas opções da aba Aparência (Appearance) — relacionadas a fontes — e Segurança (Security) — ligadas ao envio de formulário seguros — também foram retiradas do software.

Privacidade

Para mostrar que o OS X Mountain Lion de fato está alinhado com o sistema operacional móvel da Maçã (o iOS), implementações em cima de um recente problema envolvendo a privacidade de contatos apareceram no Developer Preview 2. A partir de agora, o sistema alertará quando um determinado app quer utilizar informações dos contatos do usuário, conforme podemos ver abaixo.

OS X Mountain Lion - Alerta

Nas Preferências do Sistema (System Preferences), dentro da opção Privacidade (Privacy), também consta uma nova janela listando os aplicativos que fazem uso dessas informações.

OS X Mountain Lion - Privacidade

O chato é que temos cada vez mais janelas pendido permissão para algo ser executado. Porém, quando a assunto é privacidade, não tem muito para onde fugir.

Notificações

O Twitter passou a ser integrado às notificações do OS X Mountain Lion.

OS X Mountain Lion - Notificações

De acordo com o leitor Daniel Taiguara, o painel de configuração da Central de Notificações também foi alterado.

OS X Mountain Lion - Notificações

·   ·   ·

Se você souber de mais alguma novidade do novo sistema não comentada por nós, deixe um comentário. Assim que tivermos um número suficiente, faremos outro artigo destacando os novos recursos do OS X Mountain Lion! 😉

[via AppleInsider: 1, 2; TNW, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

As mentiras por trás das histórias de Mike Daisey

Próx. Post

Mensageiro instantâneo Adium ganha atualização e chega à versão 1.5

Posts Relacionados