O melhor pedaço da Maçã.

Vejam só, que coisa: iPad 2 remanescente também usa uma variação de 32nm do chip A5

Chip A5 de 32nm do iPad 2

Hoje mais cedo comentamos uma descoberta que a Chipworks fez observando as entranhas da nova Apple TV, mas a coisa não parou por aí: de acordo com uma análise feita pelos caras do AnandTech, o iPad 2 de 16GB que a Apple agora comercializa junto ao iPad de terceira geração usa o mesmo chip do set-top box, mas no caso dele com ambos os núcleos ativados.

Publicidade

Chip A5 de 32nm do iPad 2

Isso significa que os iPads 2 remanescentes agora estão usando um processador mais moderno, uma variação de 32 nanômetros do chip A5 original — esta fabricada pelo processo High-K Metal Gate (HKMG) da Samsung, enquanto o de 45 nanômetros anterior era fabricado pelo processo LP CMOS. Com isso, o componente oferece basicamente as mesmas capacidades, só que ocupando 41% menos espaço físico no aparelho — existe até mesmo a possibilidade de isso oferecer uma maior autonomia de bateria, mas o benefício prático ainda não foi confirmado por ninguém.

A primeira vez que descobriu-se a existência desse iPad foi em novembro do ano passado, quando o identificador iPad2,4 foi encontrado na primeira versão beta do iOS 5.1. Quando o sistema foi liberado em definitivo, confirmamos que há mesmo um firmware independente para o “novo” iPad 2 de 16GB — e a presença desse chip diferenciado explica bastante o porquê disso.

Ao que tudo indica, a Maçã está usando sua nova Apple TV e esse modelo remanescente de iPad 2 para testar o novo processo de fabricação de chips em 32nm, visto que a tendência é que futuros iGadgets passem a adotá-lo também. Por enquanto, iPhones 4S e iPads de terceira geração continuam usando chips fabricados em 45nm — sim, até mesmo o novo A5X.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova reportagem traz vídeo de dentro da Foxconn, mostrando boa parte do processo de montagem de um iPad

Próx. Post

↪ Max Payne para iOS já está disponível na App Store americana

Posts Relacionados