As fraudes envolvendo contas na iTunes/App Store estão cada vez mais comuns [1, 2, 3, 4], e não é novidade para ninguém que a Apple trabalha para tentar contornar a situação, oferecendo cada vez mais segurança para o usuário — como o envio de um email confirmação quando compras são feitas em aparelhos anteriormente não associados a um determinado Apple ID e a confirmação do código de segurança do cartão de crédito vinculado à conta.
Nesta semana, a Maçã implementou mais uma camada de segurança. Ao comprar/baixar apps, alguns usuários estão sendo notificados com a mensagem abaixo:
Conforme podemos ver, a Apple pede para associarmos três perguntas/respostas a um Apple ID. Além disso, está pedindo também para que o usuário adicione um email secundário para ser usado caso alguma fraude ocorra na conta — após o preenchimento, um email de confirmação é enviado para ele.
Alguns estranharam a ação e logo correram para o Apple Support Communities a fim de saber se tratava-se de uma implementação da empresa ou de algum vírus/phishing, já que nada foi comentado pela Apple. Então, fica o aviso: não estranhe caso a mensagem acima apareça para você. 😉
[via TNW]