O melhor pedaço da Maçã.

Google prepara reformulação de código com algumas novidades para o Gmail

GmailO time de desenvolvimento do Gmail acaba de comentar em seu blog algumas novidades que o Google pretende implementar no serviço nas próximas semanas, junto com a recente chegada do protocolo IMAP — que, por sinal, ainda não foi habilitado na minha conta.

Publicidade

Acontece que o código que faz o Gmail funcionar está sendo totalmente reformulado baseado nas últimas tecnologias implementadas no Firefox 2 e Internet Explorer 7, os browsers mais utilizados hoje em dia pelos internautas.

De início pode ser que as novidades não sejam tão perceptíveis para olhos menos atentos, mas o serviço está, segundo eles, muito mais rápido do que antes. Além disso, a nova estrutura facilitou a integração do Gmail com outros componentes do Google — ele irá utilizar agora o mesmo editor de texto do Google Groups e Page Creator, além de (finalmente!) trazer um novo gerenciador de contatos. Os caras também estão implementando alguns novos atalhos de teclado, confiram.

Publicidade

Velocidade é, de fato, uma preocupação desse time. Acho que o Gmail já é hoje um dos webmails mais rápidos do mundo (senão o mais rápido), e eles ainda não acham que é suficiente. Todo o aplicativo que faz o Gmail funcionar foi aprimorado e as ações mais rotineiras devem estar ainda mais rápidas. Ao visualizar a sua caixa de entrada, por exemplo, o Gmail fará prefetching (faz o download em background) das mensagens, levando apenas alguns milésimos de segundo para mostrá-las quando requisitado.

Extensões do Gmail deverão parar de funcionar com a atualização, mas até nisso eles se preocuparam, e já estão trabalhando junto com os desenvolvedores de plugins para possibilitar novas versões compatíveis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leopard roda mais rápido que o Tiger nos Macs Intel

Próx. Post

Apple vende mais de 2 milhões de cópias do Mac OS X 10.5 Leopard em seu 1º final de semana

Posts Relacionados