Dr.Web contesta afirmações sobre o malware Flashback estar evaporando do mapa

Dr.Web sobre Flashback não estar decaindo

Contrariando o que disseram recentemente as firmas de segurança Symantec e Kaspersky Lab, a Dr.Web afirmou ontem que o malware Flashback não está reduzindo de tamanho — nada de apenas 140 mil ou muito menos 30 mil Macs infectados no mundo. Segundo ela, a realidade ainda estaria na casa dos 650 mil — tal como revelou há algumas semanas.

Publicidade

Dr.Web sobre Flashback não estar decaindo

Como dá para ver pelo gráfico, o levantamento da Dr.Web — que, querendo ou não, tem um nome muito menos conhecido do que as outras duas supracitadas — indica que a botnet criada pelo malware não está diminuindo de tamanho por enquanto, mesmo com todas as ferramentas de combate já liberadas pela Apple e por outras.

É difícil de acreditar que, a essa altura do campeonato, ainda existam tantos usuários desinformados sobre o cavalo de Troia, com Java instalado e rodando em suas máquinas e sem os updates recentes aplicados. Imagino que, se a Dr.Web estiver certa, o grupo de pessoas infectadas atualmente é totalmente distinto de duas semanas atrás — os usuários estão se livrando do malware, mas ele continua se disseminando para outros.

Publicidade

Confie você na Dr.Web ou não, basta certificar-se de estar com os updates em dia que não há com o que se preocupar. Se não usa Java, então, melhor ainda.

[via Computerworld]

Posts relacionados

Comentários