O melhor pedaço da Maçã.

Segurança no mundo Apple: atualizações de software

Ícone do Software Update

Ícone do Software UpdateUm dos recursos vitais do OS X é o processo de atualização de software. Com ele, a Apple garante contínua integridade e segurança dos seus produtos. Dentro deste processo podem ser corrigidos problemas e/ou entregues novas funcionalidades, e isso abrange atualização dos aplicativos desenvolvidos pela Apple e alguns updates de firmware.

Publicidade

A cada grande atualização do sistema, é incrementado uma posição no último digito referente a ele. Por exemplo, atualmente estamos na versão 10.7.3, em que o 10 representa a série Mac OS X (com codinomes de felinos), o 7 representa a oitava maior versão do sistema (o zero representou o primeiro sistema, Cheetah) e o 3 significa que durante a versão 10.7 (Lion) já tivemos três pequenas atualizações do sistema.

O método de atualização pode ser automático ou manual. No manual, o administrador do sistema precisa fazer o download dos pacotes de atualização através do site de suporte da Apple. Quando a Apple lança uma atualização para o OS X ou o OS X Server, normalmente há dois pacotes de atualização diferentes, um chamado Delta e um chamado “Combo”. Se não for especificado, ele geralmente se refere à atualização Delta, de menor tamanho, pois tem menos instruções para atualização do que o pacote Combo. Por exemplo, a atualização Delta do OS X 10.7.3 pode ser instalada somente no OS X 10.7.2. A versão Combo do OS X 10.7.3 pode ser instalada no OS X 10.7, no 10.7.1 ou no 10.7.2.

Uma das formas de descobrir qual a versão do seu sistema operacional é abrindo o aplicativo Terminal e digitando:

Publicidade
[code lang=”cpp”]defaults read /System/Library/CoreServices/SystemVersion ProductVersion[/code]

A outra, mais simples, é usando o menu da maçã e selecionando About This Mac:

Janela - About This Mac

A maneira mais fácil de atualizar o seu computador é através do método automático: ele analisa o sistema e recomenda o melhor pacote de atualização. Por questões de segurança, o aplicativo Atualização de Software (Software Update) não instala pacotes que não estejam assinados digitalmente pela Apple. Outro fator que aumenta o nível de segurança é que atualizações só podem ser instaladas por um usuário administrador.

Publicidade

Por padrão, o sistema verifica semanalmente se existem atualizações. Entretanto, você pode mudar esta rotina: abra as Preferências do Sistema (System Preferences) e vá em Software Update. No painel também podem ser listados todos os pacotes de atualização instalados pela ferramenta. Pelo Terminal você pode automatizar o processo através do comando softwareupdate.

Depois de uma grande atualização de sistema, recomenda-se utilizar a ferramenta Utilitário de Disco (Disk Utility) — localizada na pasta /Applications/Utilities/ — para verificar e reparar as permissões do disco onde o sistema operacional está instalado.

Ainda sobre o assunto — porém dentro do ambiente corporativo, a Apple disponibiliza através do OS X Server uma solução de Software Update centralizada para empresas que precisam manter atualizados um grande número de computadores. Isso evita com que computadores busquem atualizações na internet, já que os pacotes são baixados uma única vez no servidor e distribuídos aos computadores da rede local.

Caso você tenha descoberto uma falha de segurança em um produto, a Apple disponibiliza o email product-security@apple.com; mais informações podem ser encontradas nesta página de contato. Ou, se você for um desenvolvedor, a Apple disponibiliza um canal de comunicação através deste formulário.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Joy of Tech: “Apple e Samsung se encontram para tentar chegar a um acordo”

Próx. Post

TeleTweet é o app perfeito para quem quer/precisa twittar em código morse

Posts Relacionados