Marvel vs. Capcom 2: como destruir um clássico

Ícone - MARVEL VS. CAPCOM 2

MARVEL VS. CAPCOM 2Parem um pouco pra pensar no poder da Marvel: os melhores super-heróis que a história já conheceu no exato momento em que uma de suas maiores franquias — Os Vingadores — é lançada no cinema. Agora no poder da Capcom: toda uma geração que cresceu disputando pra ver se o Ryu era melhor que o Ken, ganhou dezenas de tipos de tendinite e, décadas depois, ainda estão tentando descobrir quem ganha.

Publicidade

Unir essas duas gigantes é uma combinação que não pode dar erro! Homem-Aranha versus Ryu, Ciclope e Guile… É de fazer qualquer gamer perder a vida com a certeza de que o resultado final será arrebatador!

Infelizmente, quem tem essa duplinha em uma mão não deve ter um iPad, muito menos um iPhone na outra.

A expectativa já era baixa porque a desenvolvedora tem má fama na plataforma, mas, ainda assim, tinha aquela esperança de que, finalmente, um título tão clássico teria a versão mobile que merece.

O propósito é ser arcade, pixelado e nostálgico para os fãs de jogos antigos; Porém, levar um desses clássicos para a nova geração de aparelhos não é simplesmente copiar e colar o jogo todo, esperando que as pessoas adorem as imagens distorcidas e quase ilegíveis em alguns momentos.

Seguindo o caminho de outros apps da Capcom, Marvel vs. Capcom 2 tem gráficos e áudio de péssima qualidade, controles falhos e nada práticos, combos impossíveis difíceis de fazer na tela multi-touch e, pra completar, muitos personagens chegam bloqueados de início.

No novo iPad a coisa fica ainda pior! Este é um print na resolução do Retina Display.

Publicidade

Não é tão difícil adaptar a resolução de um jogo clássico. É trabalhoso, mas é possível manter os pixels aparentes, o estilo arcade e ainda assim apresentar uma coisa decente no final. Quanto aos controles, não basta “simular” a posição de um joystick na tela! É preciso fazer uma versão de comandos mais simples e que respondam com qualidade. Ninguém disse que essa transição de interface é fácil, mas também não é impossível — precisa ter é boa vontade.

Com o potencial que tinha, não tem como não dizer que foi uma bela decepção. 🙁

Marvel vs. Capcom 2 custa US$3 na App Store [147MB; requer o iOS 5.0 ou superior] e diz a lenda que este preço irá subir nos próximos dias. Minha sugestão é: esqueça esse título no iOS e vá assistir The Avengers amanhã para ver o lado bom da Marvel!

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…