O melhor pedaço da Maçã.

Downloads de apps mobile despencam 30% em março, mas há duas fortes justificativas para tal

Fiksu sobre downloads mobile

No finalzinho do ano passado, o levantamento da Fiksu mostrava apenas uma tendência de crescimento para downloads mobile, mas nos últimos meses algo curioso aconteceu.

Publicidade

A coisa de fato disparou dali em diante, atingindo um pico de 6,79 milhões de downloads por dia em janeiro, mas retraiu-se um pouco em fevereiro e em março despencou 30%, para 4,45 milhões. O nível é apenas um pouco acima do registrado em agosto do ano passado.

Fiksu sobre downloads mobile

Há duas claras justificativas para isso:

Publicidade
  1. A temporada de festas de final de ano sempre desequilibra os números. São milhares e milhares de pessoas ganhando iPads, iPhones e iPods (além de concorrentes), e, a partir daí, baixando um número enorme de aplicativos. É natural que, depois desse calor, a coisa se retraia e volte a ritmos normais. Até dezembro/janeiro, o recente lançamento do iPhone 4S também deve ter contribuído para tal.
  2. Apple e suas concorrentes têm batalhado bastante contra botnets de downloads [1, 2] — empresas que trabalham ilegalmente para levar apps ao topo de rankings de populares e, assim, terem uma maior oportunidade de conquistar uma grande massa fiel de usuários.

Neste outro gráfico, a Fiksu traçou o custo médio de conquista de usuários fieis — os que abrem um determinado aplicativo três vezes ou mais — de produtos, o qual permaneceu mais ou menos estável em março:

Fiksu sobre downloads mobile

Mais detalhes sobre o índice da Fisku podem ser conferidos aqui.

[via Business Insider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e Google poderão em breve entrar para o índice Dow Jones

Próx. Post

↪ Rovio afirma que Angry Birds Space já se tornou o game mobile de crescimento mais rápido da história

Posts Relacionados