O melhor pedaço da Maçã.

John Ternus seria o mais provável substituto de Tim Cook como CEO

A Apple não parece ter um plano muito bem definido para a sucessão, ao contrário do que o atual CEO indicou recentemente em uma entrevista

Uma nova matéria de Mark Gurman (da Bloomberg) nos dá uma noção de como estaria o cenário envolvendo a sucessão de Tim Cook como CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple.

Publicidade

De acordo com o jornalista, a situação na Apple parece complicada, principalmente pela incerteza em relação a alguém para assumir o cargo a longo prazo — embora o vice-presidente de engenharia de hardware da empresa, John Ternus, pareça ter assumido esse posto.

Substituto de Steve Jobs e no cargo desde 2011, Cook falou recentemente sobre o tema em entrevista com a cantora Dua Lipa, afirmando que já há planos internos de sucessão bem detalhados na Apple. Para pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas por Gurman, no entanto, isso não é algo tão certo assim, especialmente porque não há muita transparência sobre o tema por parte da empresa.

Há um consenso por tais fontes de que, se a vaga estivesse disponível agora, ela seria ocupada pelo atual diretor de operações Jeff Williamscomo indica a maioria dos rumores envolvendo sua sucessão. Mas há um problema aí, visto que ele é apenas dois anos mais jovem que o atual CEO e a Apple provavelmente gostaria de alguém que pudesse ficar no cargo por, pelo menos, uma década (a exemplo da trajetória de Cook).

Publicidade

Como pessoas próximas ao diretor executivo da Maçã não acreditam que ele saia do cargo pelo menos nos próximos três anos, entra em cena o nome de Ternus — que teve grande destaque no anúncio dos novos iPads esta semana, diga-se. Tendo entrado na empresa em 2001, ele foi rapidamente subindo de nível, se tornando responsável por produtos como iPads e iPhones, e liderando os esforços para transicionar os chips da Intel para os Apple Silicon nos Macs.

Abaixo dos 50 anos e querido pelo atual CEO, ele teria sido o nome citado pelo vice-presidente sênior de serviços da Maçã, Eddy Cue (que é bastante próximo de Cook), a colegas como próximo chefão da Maçã. Ternus também vem ganhando muito destaque em apresentações públicas envolvendo a empresa, já que chegou a dar uma entrevista de 30 minutos a um programa de TV falando sobre chips — um espaço incomum para outros executivos.

Mesmo aparentemente querido pela maioria dentro da Apple, Ternus também enfrenta críticas. Entre elas, por supostamente não ter sido fundamental em grandes projetos da empresa nos últimos anos (incluindo o Apple Vision Pro), por fracassos como a Touch Bar e pela falta de imposição. A troca de arquitetura dos chips dos Macs, segundo os críticos, poderia ter acontecido muito antes.

Mas o fato é que outros nomes sugeridos, como os de Craig Federighi (vice-presidente sênior de engenharia de software) e Deirdre O’Brien (vice-presidente sênior de varejo), são considerados improváveis. Talvez Ternus esteja mesmo sendo preparado para o cargo — embora as fontes de Gurman acreditem que um nome de fora seria o ideal para dar a cara de renovação e mudança que a Apple precisa. No entanto, atualmente, isso parece estar fora de cogitação.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Duet Display é atualizado e recebe suporte ao Apple Vision Pro

Próx. Post

Comercial do novo iPad Pro polemiza ao “esmagar” instrumentos, livros e mais

Posts Relacionados