uma pesquisa da Vocalabs na qual o suporte ao cliente é avaliado, mais uma vez a Apple ficou muito bem posicionada, com resultados superiores aos de empresas como Dell e Hewlett-Packard.
Não tem pra ninguém: emUma das métricas utilizadas foram as queixas de que os consumidores alegaram trocar de provedores de serviços ou de marcas/produtos. Para Peter U. Leppik, CEO e presidente da Vocalabs, tais medidas refletem um desafeto muito grande com as empresas.
Como podemos ver no gráfico acima, a Apple tem a menor taxa (0,44%) de clientes os quais pretendem deixar de fazer negócios — Dell e HP, respectivamente, ficaram com taxas de 1,66% e 2,33%.
Como diversas empresas terceirizam seus call centers, muitos clientes reclamam do idioma/sotaque dos atendentes. Neste quesito a Apple mais uma vez foi muito bem, com apenas 0,55% de seus consumidores reclamando. A Dell ficou com uma taxa de 7,28%, enquanto a HP ficou com 11,14%.
Já sobre os problemas com sistemas automáticos de suporte, foi avaliada a dificuldade de entrar em contato com uma pessoa de verdade e a de navegar pelo sistema. Esse foi um dos pontos em que o desempenho da Apple foi bem ruim, com 3,31% dos clientes reclamando, enquanto a Dell ficou com uma taxa de 0,99%, e a HP de 1,04%.
Outras métricas avaliadas foram a rudez dos representantes das empresas e o término (intencional ou acidental) das ligações. Entre as empresas de tecnologia, a Apple mais uma vez foi bem avaliada. No desempenho geral, a firma de Cupertino ficou muito bem posicionada, ao lado de empresas como Wells Fargo e Verizon Wireless.
[via AppleInsider]