Demorou bem mais do que o esperado, mas parece que o “Project Spartan” do Facebook finalmente está tomando vida pública: os caras anunciaram hoje o seu App Center, uma loja de (web) apps compatível inclusive com iOS e Android. Com cerca de 900 milhões de membros cadastrados, eles têm um poder e tanto para torná-la bem sucedida.
Com previsão de ser aberto para todos dentro de algumas semanas, o App Center já está aceitando cadastros de apps que sigam seus termos — o Facebook publicou também um tutorial completo para desenvolvedores e designers.
Serão aceitos aplicativos que rodem no Facebook.com, que sejam construídos para a web e utilizem login via Facebook, sites que sejam conectados ao Facebook e ofereçam login imediato, e aplicativos para páginas do Facebook. Se o título estiver disponível em outras lojas, usuários serão automaticamente redirecionados para a App Store ou para o Google Play — ou seja, a ideia não é concorrer, e sim complementar.
Assim como já faz com suas páginas e aplicativos, o Facebook oferecerá ferramentas de estatística (“Insights”) e acompanhamento de tudo o que for publicado no App Center — principalmente para que desenvolvedores possam ter uma boa visão de como o seu trabalho está sendo visto pela comunidade.
A ideia é que a maioria dos títulos publicados por lá sejam gratuitos, mas o Facebook também já está testando um modelo para apps pagos.
[via VentureBeat]