O melhor pedaço da Maçã.

(Re)descobrindo o app Fyuse, para criação de fotos em 3D

por Rodrigo Guimarães Goulart Assis

Publicidade

Deparei-me recentemente com o app Fyuse (da Fyusion) na página de destaques da App Store, mais especificamente em “Os melhores aplicativos novos”. Interessante foi o fato de que este app não é nada novo — foi lançado originalmente em 20 de abril de 2014!


Desculpe, app não encontrado.

Eu sou um entusiasta de aplicativos, sempre estou procurando e testando os apps destacados pela Apple. Procurei sobre ele e encontrei várias reviews, porém nunca havia visto alguém com ele instalado, tampouco encontrei postagens nas redes sociais com “fotos” tiradas nele.

Publicidade

O aplicativo, que é gratuito, logo me chamou a atenção. Li as resenhas, vi as fotos e baixei para testar. Já de cara me empolguei com a facilidade e praticidade de fazer “fotos” em 3D e panoramas interativos, isto é, as “fyuses”.

Ao movimentar o smartphone para os lados ou para cima e para baixo você explora o Fyuse, o que é bem legal, dando a sensação de uma janela para outra dimensão — como se estivesse lá no momento da fotografia. O recurso lembra os videos em 3D que podem ser vistos no YouTube. Se você quiser, também pode visualizar a foto tocando a tela e arrastando, como nos panoramas nativos do iPhone. Além disso, é possível marcar objetos ou pessoas e colocar textos tridimensionais nas fotos.

A qualidade das “fyuses” é muito boa e a renderização não deixa aquele aspecto de fotos sobrepostas dos panoramas tradicionais. É mais como um vídeo, como uma “Live Photo em 3D”. Pode-se fazer um panorama tradicional, ou um video em 360º, caminhando em volta do cenário desejado segurando o botão no aplicativo. É tudo muito simples e interativo.

Publicidade

Você pode, além de escolher compartilhar a foto na rede social do Fyuse, enviar a outras redes como Facebook, Twitter, Instagram ou ainda salvá-la no dispositivo. Ela é gravada como vídeo, que ao dar play vai até o final e volta ao princípio, como um loop individual, mantendo os efeitos e textos inseridos. A rede social do Fyuse é simples, porém funcional.

Outro recurso interessante do app é o “flash frontal” implementado aumentando o brilho e adicionando bordas brancas quando usado com a câmera FaceTime do smartphone. O Fyuse dispõe de vários filtros e ferramentas de edição, como brilho, saturação, exposição e outros. Você pode cortar o video, tanto no início quanto no fim.

Mesmo com funcionalidades tão inovadoras, o app não chamou muita atenção das pessoas até que em março a cantora Katy Perry fez a sua própria “fyuse”, quando apresentou o aplicativo na estreia do “Prismatic World Tour” no EPIX — foi transmitido em cinemas americanos, ganhando assim certa visibilidade. Ainda assim, penso que o app merecia mais destaque devido ao belo trabalho dos programadores e idealizadores ao permitir que tenhamos a experiência de registrar o mundo em 3D, com simplicidade e fazendo uso apenas de nossos smartphones.

Publicidade

Veja abaixo alguns exemplos do que pode ser feito:

“Fyuse” na chuva a noite

Exemplo sem efeitos, com pouca luz

Exemplo com efeitos e flash

Exemplo de busca por “#starwars”

·   ·   ·

O vídeo promocional é fantástico:

YouTube video

Estou me divertindo muito usando o app e espero vê-lo sendo adotado por mais pessoas.

O Fyuse está disponível tanto na App Store quanto no Google Play, para Android.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WordPress ganha um app oficial para Mac

Próx. Post

Pacote de Aplicativos Premium Mac: compre o Parallels Desktop e leve 7 outros apps, incluindo o 1Password!

Posts Relacionados