O melhor pedaço da Maçã.

Samsung lança novo SSD com velocidade e armazenamento incríveis

Novo SSD da Samsung, com desempenho incrível

Pense comigo: qual o notebook mais famoso (e com melhor desempenho) que faz uso intensivo de drives de estado sólido (SSD)? MacBook Air, certo? Falando especificamente sobre sua memória interna, ela hoje já oferece um ótimo desempenho, atingindo velocidades de 260MB/s para leitura e 209MB/s para escrita. Poderia ser melhor se a Apple tivesse migrado para um novo modelo de 19 nanômetros denominado Toggle DDR 2.0.

Publicidade

Pois pode esquecer esse aí. A Samsung acaba de lançar o PM830, com especificações incríveis: interface SATA 3 de 6Gbps, atingindo velocidades de 500MB/s para leitura e 350MB/s para escrita, deixando os SSDs dos novos Airs no chinelo. Para se ter uma ideia, usando esse drive o laptop superportátil da Maçã poderia ter um tempo de boot inicial de 10 segundos (contra cerca de 20 no atual modelo) e transferir o equivalente a cinco DVDs (24GB) em menos de 1 minuto!

Novo SSD da Samsung, com desempenho incrível

O novo drive também traz novidades na capacidade, incluindo a opção de 512GB (além das atuais de 256GB e 128GB). Nada mau, né? Bem que a Apple poderia usar esses drives… só tem um probleminha nisso tudo: Samsung. Com a relação das duas cada vez mais conturbada — no último capítulo da novela, a Sammy foi proibida de importar/vender o Galaxy Tab 10.1 na Europa —, a tendência natural para a Apple seria o descarte da sul-coreana do quadro de fornecedores.

O problema é que sabemos que a Samsung é importante para a Apple. Enquanto empresas taiwanesas como Foxconn são famosas por prover componentes baratos para a construção dos iGadgets, a Samsung fornece alguns dos mais importantes componentes como memória NAND flash, DRAM, processadores, etc. E evidentemente a Apple é uma das maiores clientes da empresa. Conciliar isso tudo não é uma tarefa das mais fáceis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Informativos do STJ é lançado na App Store, para iPads e iPhones/iPods touch [atualizado 2x]

Próx. Post

HP corta US$100 do preço do TouchPad poucos meses depois de colocar a sua tablet no mercado

Posts Relacionados