O melhor pedaço da Maçã.
chainarong06 / Shutterstock.com
iPhones 14 em Apple Store

Mercado latino-americano de smartphones recuou no último trimestre

O mercado latino-americano de smartphones passou pelo seu pior quarto trimestre em quase uma década no ano de 2022, apontou um novo relatório da Counterpoint Research. O setor, vale lembrar, já havia retraído na região no trimestre anterior.

Publicidade

De acordo com a firma de pesquisas, os envios de smartphones caíram 14,2% no último período. Segundo a analista e consultora Tina Lu, esse fenômeno pode ser explicado, entre outros motivos, pela postura conservadora das fabricantes, as quais já esperavam uma queda na demanda por novos aparelhos no fim do ano passado.

Outra possível razão para esse recuo foi a Copa do Mundo do Catar, que desta vez aconteceu entre os meses de novembro e dezembro em vez de em junho/julho. Esse evento, de acordo com a analista, fez com que muitas pessoas investissem em novos aparelhos de televisão e adiassem e compra de um smartphone.

Além disso tudo, é claro, também entra para essa conta a instabilidade política e econômica pela qual a região tem passado nos últimos tempos. O enfraquecimento das moedas locais e o aumento nos preços dos aparelhos também foram obstáculos importantes para o setor.

Publicidade

A Samsung segue inabalada como a líder do mercado latino-americano, com um market share de 41,6%. A empresa, vale notar, liderou em todos os países da região graças aos seus smartphones de entrada e ao seu bom desempenho em países como o México.

A Motorola, por sua vez, vem logo atrás com metade do market share da sua rival sul-coreana, embora tenha ido bem em países como Brasil, México e Argentina. A Xiaomi, que vem perdendo terreno nos últimos meses, aparece em terceiro.

Já a Apple conseguiu aumentar sua presença na América Latina tanto no último trimestre quanto no ano de 2022 inteiro. O bom desempenho da empresa foi puxado, principalmente, pelo iPhone 11, que continua vendendo muito bem mesmo três após o seu lançamento.

via TudoCelular.com

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: MacBook Air (M1) com 31% de desconto

Próx. Post

Leilão tem 500 produtos da Apple com Macs de até 45 anos

Posts Relacionados