Às vezes, ser aberto/comunicativo pode trazer resultados inesperados — até mesmo em se tratando de uma empresa chata fechada/rigorosa, como a Apple.
A desenvolvedora Six to Start lançou recentemente um projeto de jogo para iOS no Kickstarter, chamado Zombies, Run! A ideia era de que ele teria uma versão paga e uma gratuita, na App Store, mas evidentemente quem fosse investir antecipadamente no projeto teria que ter direito à completa.
O problema é que, como muitos de vocês já devem estar cansados de saber, a Apple só permite que desenvolvedores gerem 50 códigos promocionais de apps por versão (além de 100 aparelhos cadastrados para testes internos). A Six to Start poderia “combinar” de ir enviando isso tudo aos poucos, mas resolveu comunicar a Apple sobre a questão.
A ideia concebida pela Six to Start foi permitir que os investidores baixassem a versão gratuita do jogo e então, via um login/senha especial, desbloqueassem todo o conteúdo dentro dela. Isso vai contra as regras da Apple, porém; o legal é que, felizmente, representantes da Maçã analisaram o projeto e gostaram do que viram.
Resultado: excepcionalmente, a Apple liberou tal funcionamento em Zombies, Run!, com a condição de que mesmo a versão gratuita tivesse um “aperitivo” para potenciais compradores e que, evidentemente, assim que o game fosse de fato lançado, o método alternativo fosse retirado do ar. Assim, ela possibilitou que a campanha via Kickstarter ocorresse sem dores de cabeça.
Isso não quer dizer que a Apple tenha mudado sua política, nem que todo e qualquer projeto semelhante conseguirá o mesmo benefício, mas é ótimo ver que a empresa ainda tem a mente aberta e flexibilidade para abrir exceções desse tipo.
[via TUAW]