O melhor pedaço da Maçã.

Como usar o iPhone como webcam do Mac sem baixar nenhum app

Câmera de Continuidade do macOS Ventura 13 com iPhone sobre MacBook

Além do Stage Manager (Organizador Visual), outra novidade bem interessante implementada pelo macOS Ventura 13 foi a chamada Câmera de Continuidade (Continuity Camera).

Publicidade

Na prática, ela permite que você use as câmeras do seu iPhone como a webcam do Mac — o que pode melhorar (e muito) a qualidade das suas chamadas de vídeo. Tudo sem precisar de uma conexão por fios (você até pode conectar o aparelho ao Mac para manter o iPhone sempre carregado, mas isso não é necessário).

Além da visualização padrão, o bacana é que a Apple também aproveita as lentes de seu smartphone para que você use o Palco Central (Center Stage), o modo Retrato e a Luz de Estúdio. A Visualização da Mesa (Desk View) vai mais além, permitindo que você tenha uma visão da sua mesa física (graças ao uso da lente ultra-angular do iPhone).

A seguir, mostraremos como você pode utilizar esse recurso na prática! Vamos nessa? 📷

Compatibilidade

A Câmera de Continuidade está disponível para usuários de Macs rodando o macOS Ventura 13 ou posterior e o iOS 16 ou mais recente.

Publicidade

Lembre-se: é necessário que ambos os aparelhos estejam com o mesmo ID Apple e com a autenticação de dois fatores ativada. Além disso, o iPhone não deve estar compartilhando a conexão celular e o Mac não deve estar compartilhando a sua conexão de internet, e nem ambos conectados a uma VPN.

Se for usar o recurso sem fios, você também não pode estar usando o AirPlay ou o Sidecar; no uso com fios, o iPhone precisa estar configurado para confiar no Mac.

No mais, o recurso está disponível em iPhones XR ou mais recentes, mas certos aspectos precisam de um modelo mais novo, por exemplo:

  • Palco Central e Visualização da Mesa: iPhone 11 (com exceção do iPhone SE) ou superior;
  • Modo Retrato: iPhone XR ou posterior;
  • Luz de Estúdio: iPhone 12 ou mais recente.

Como usar o iPhone como webcam do Mac

Dito tudo isso, chegou a hora de usar na prática esse recurso! Certifique-se de que o iPhone esteja estável, perto do seu Mac, com as câmeras traseiras voltadas para você e no modo paisagem.

Publicidade

A boa notícia é que não há muito o que ser feito. Basta abrir um aplicativo disponível no seu Mac — como exemplo, usaremos o FaceTime, mas ele também funciona em apps de terceiros (como o Microsoft Teams e o Zoom). Nesses casos, é preciso que você vá até os ajustes do app para alternar entre a câmera do Mac e a do iPhone.

Publicidade

Voltando ao FaceTime, certifique-se de que ele esteja aberto. Depois, vá até “Vídeo” (na barra de menus) e selecione o seu iPhone. Com isso, a câmera do seu celular poderá ser usada como a câmera do Mac.

Aqui, é interessante levar em conta que você deverá colocar o seu celular em um tripé ou em algum outro acessório que deixe-o na altura do Mac. A Belkin, por exemplo, vende nos Estados Unidos um acessório que se acopla ao iPhone com MagSafe e pode ser preso na tampa do Mac.

Para usar o Palco Central, o efeito Luz de Estúdio, o modo Retrato e a Visualização da Mesa, clique no ícone da Central de Controle do macOS, localizado no canto superior direito. Depois, vá em “Efeitos” e selecione a opção desejada.

No caso da Visualização da Mesa, clique no ícone do recurso na Central de Controle. Na primeira vez que for usá-la, será preciso que você use os controles “+” ou “-” para alinhar a mesa à margem da moldura. Quando estiver pronto, selecione “Iniciar Visualização da Mesa”.

Caso queira parar a Visualização da Mesa, feche a janela do app, use os controles do software para parar o vídeo, silenciar o áudio ou encerrar a chamada; clique no botão de compartilhamento de tela (caso disponível) e, depois, vá até “Parar Compartilhamento de Tela” ou “Fechar Janela”.

Também é possível ativar a tela do seu iPhone e tocar em “Pausar” ou “Desconectar”.

Conforme já deixamos claro acima, é importante que você entre nos ajustes dos aplicativos de terceiros para se certificar de que a câmera do iPhone possa ser usada como a webcam do seu computador.

E se eu receber uma chamada no iPhone enquanto uso ele como webcam?

Se isso acontecer, o seu Mac exibirá uma notificação lhe informando que você está recebendo uma ligação. Caso atenda ela pelo iPhone, o vídeo e o áudio serão pausados até que você encerre a chamada e coloque o seu iPhone novamente na posição que estava.

Já se atendê-la no Mac, o vídeo e o áudio serão pausados. Quando encerrar a chamada, talvez seja necessário escolher o seu iPhone novamente no aplicativo que estiver usando.

Como desativar a Câmera de Continuidade

Caso não queira que o iPhone seja usado como uma webcam, você pode desativar esse recurso. No iPhone, abra os Ajustes, vá até Geral » AirPlay e Handoff e desative “Câmera de Continuidade”.


O que achou dessa novidade? 👨‍💻

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iMessage: como editar uma mensagem no Mac

Próx. Post

Como ativar os Sons de Fundo no Mac

Posts Relacionados