estava na sétima posição; em 2009, passou para a sexta; já em 2010, pulou para a terceira; no ano passado, galgou mais posições e foi parar no topo do ranking. E pelo visto gostou, já que de lá não saiu, sendo considerada novamente pelo ranking “2012 BrandZ Top 100” a marca mais valiosa do mundo.
Em 2008 a AppleA valorização da Maçã aumentou 19% ano a ano, chegando a quase US$183 bilhões. Atrás, bem distante, vem a IBM, com sua marca valendo pouco menos que US$116 bilhões — o suficiente para desbancar o Google, que caiu para a terceira posição, com sua marca estimada em US$107,8 bilhões. Completando o Top 5 temos o McDonald’s (US$95,1 bilhões) e a Microsoft (US$76,6 bilhões).
Nick Cooper, diretor da Millward Brown — empresa responsável pelo estudo —, resumiu bem a coisa: “Quando os carros apareceram pela primeira vez ou quando as viagens aéreas surgiram pela primeira vez, tornaram-se libertadoras. Agora chegou a vez do setor de tecnologia.”
O cálculo do BrandZ é feito com base na avaliação financeira de cada empresa e no apelo/lealdade que elas inspiram em consumidores. Apenas como curiosidade, a Amazon.com aparece na 16ª posição, o Facebook na 18ª, a Hewlett-Packard (HP) na 25ª, a Intel na 49ª, a Samsung na 55ª, a Cisco na 59ª, a Petrobras na 75ª e a Sony na 86ª. Para os mais curiosos, o ranking completo pode ser visto neste link.
[via TNW]