O melhor pedaço da Maçã.

Estação Espacial Internacional completa 10 anos

Neste mês de novembro, a Estação Espacial Internacional (International Space Station, ou simplesmente ISS) — nosso ponto de presença permanente no espaço sideral — completa 10 anos e é considerada a maior obra de engenharia da história da humanidade. Dezesseis nações, dentre elas o Brasil, trabalham juntas para concluir a mais avançada plataforma de pesquisa espacial já construída. As imagens da ISS são sempre fascinantes:

Publicidade

A estação espacial encontra-se em órbita em torno da Terra, a uma altitude de aproximadamente 360 quilômetros, um tipo de órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa (na verdade, a altitude varia ao longo do tempo em vários quilômetros devido ao arrastamento atmosférico e reposição). A órbita da ISS é inclinada 51,6° em relação à linha do Equador e sua altitude é de 402km. Sua órbita é tal que a estação pode ser facilmente alcançada por veículos espaciais lançados por todos os países participantes, possibilitando também uma excelente observação da Terra, cobrindo 85% da superfície terrestre e sobrevoando 95% da população mundial.

Por estarmos tão acostumados com ela, não imaginamos como a ISS é verdadeiramente gigantesca. Veja, por exemplo, a sensacional foto da NASA mostrando a escala de um astronauta contra uma pequena seção da Estação Espacial Internacional.

O mais legal, no entanto, é uma comparação do tamanho da ISS em relação a algumas espaçonaves da ficção científica, como a Colonial Viper Mk1, uma corveta Corelliana, a USS Enterprise NCC-1701-A e a nova Battlestar Galactica.

Impressionante, não?!

[Via: NASA.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ImageShack disponibiliza aplicativo gratuito na iPhone App Store

Próx. Post

E o iPhone chega ao espaço (ou bem perto disso…)

Posts Relacionados